A Prefeitura de Guarapari, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Assistência e Cidadania (Setac), juntamente com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e o Conselho Tutelar de Guarapari, realizará no próximo dia 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o Pit Stop de Conscientização de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O Pit Stop acontece na Rodovia Jones dos Santos Neves com Avenida Everson de Abreu Sodré, trevo da ponte, em Muquiçaba e no cruzamento da Avenida Anchieta com Ladeira Dr. Gérson da Silva Freire no bairro Ipiranga. O evento tem como objetivo sensibilizar, estimular e mobilizar a população, bem como conscientizar a todos sobre a importância da defesa das crianças e dos adolescentes contra a violência, abuso e exploração sexual e outras violações de direitos.

Porque o 18 de maio?
Nesse dia, em 1973, a menina capixaba com apenas oito anos de idade, Araceli Cabrera Sanches, foi sequestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada numa orgia imensurável. Seu corpo apareceu seis dias depois desfigurado por ácido. Os agressores jamais foram punidos.

O movimento em defesa dos direitos da criança e adolescente, após uma forte mobilização, conquistou a aprovação da Lei Federal 9.970/2000 que instituiu essa data como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento pelos direitos da criança e adolescente e na luta pelo fim da violência sexual.

Diferença entre Abuso e Exploração Sexual
O abuso sexual é a utilização do corpo de uma criança ou adolescente, por um adulto ou adolescente, para a prática de qualquer ato de natureza sexual. A exploração sexual caracteriza-se pela utilização sexual de crianças e adolescentes com a intenção do lucro ou troca, seja financeiro ou de qualquer outra espécie. A exploração sexual ocorre de quatro formas: em redes de prostituição, pornografia, redes de tráfico e turismo sexual.

DENUNCIAS
Disque 100
Conselho Tutelar: 3262-9291
CREAS: 3361-1353