JB Padrão
Banner TOP
Black Live

A Prefeitura de Alfredo Chaves anunciou hoje por meio de uma nota oficial que vai suspender a tradicional Festa da Banana e do Leite de 2018. Com esta medida de cancelamento da festa, a administração municipal irá evitar um gasto de meio milhão de reais.

De acordo com a prefeitura, entre os os motivos estão os reflexos da crise econômica que se estende pelo país, dos cortes de recursos públicos nunca vistos antes, dificultando os trabalhos dos prefeitos. As constantes quedas de receita já resultou déficit, e conseqüente  notificação do tribunal  de contas.

De acordo com a prefeitura, entre os os motivos estão os reflexos da crise econômica que se estende pelo país,Foto: Secom PMAC

Segundo a prefeitura, outros municípios cancelaram as festas de suas cidades com a mesma justificativa;  Na gestão municipal, a decisão foi tomada em conjunto com várias reuniões ouvindo toda a equipe de secretários municipais, gerentes e alguns vereadores, onde todos foram unânimes e solidários com a atual situação. Confira a nota na integra.

Nota Oficial de Cancelamento da Festa da Banana e do Leite 2018

Caros alfredenses! Como vocês bem me conhecem não sou adepto a grandes discursos públicos e nem aparição em redes sociais. Porém diante da importância do assunto, da necessidade em falar diretamente com você cidadão alfredense, estou aqui numa postura responsável de gestor público. Sei que todos já sabem, mas é importante relembrar aqui, da crise econômica que se estende pelo país, dos cortes de recursos públicos por parte dos governos estadual e federal nunca vistos antes, dificultando muito, os trabalhos dos prefeitos. Esta situação não poderia ser diferente em nosso município que vem sofrendo seriamente com estes cortes.

Temos ainda um forte agravante que são as quedas nas arrecadações, a desvalorização
econômica na agricultura que impacta diretamente na comercialização dos nossos produtos
agrícolas que são estritamente de base familiar.

Reflexos disso são as constantes quedas de receita e estamos trabalhando com um déficit, que já resultou em notificação do tribunal de contas. Somado a todos estes problemas, temos ainda o grande volume de chuvas que tem demandado muitos esforços da administração municipal que tem atuado somente com recursos municipais para garantir o acesso da população, especialmente no interior, nas estradas rurais, seja na recuperação das vias, reformas e construção de pontes. Perante a tal situação, temos ainda o compromisso de garantir o equilíbrio financeiro para que possamos manter os serviços básicos essenciais que são de saúde, educação, assistência social e pagamento da folha salarial.

Assim sendo, uma série de medidas de contenção de gastos estão sendo tomadas pela
administração, amparadas na publicação do decreto Nº1226-N/2018, que partir de hoje está disponível nos murais de aviso das repartições públicas e no site oficial do município.
Dentre as medidas está infelizmente, a suspensão da tradicional Festa da Banana e do Leite de 2018.

Esta tomada de decisão muito importante que de modo especial quero compartilhar com  vocês, não foi fácil. Sei da nossa responsabilidade com um evento deste porte no município, do fomento para o comércio local, a promoção da cultura e do lazer. Porém acima de tudo temos que ser responsáveis para evitarmos uma ação de irresponsabilidade fiscal, resultando no comprometimento da prestação de serviços públicos essenciais. Com esta medida de cancelamento da festa iremos evitar um gasto de meio milhão de reais.

É lamentável. Reconheço o quanto é difícil ouvir que não faremos a nossa famosa festa, mas assim como na vida pessoal, no ambiente de trabalho, no poder público não é diferente. Tem momentos que temos que tomar decisões que as vezes são duras, não agradam a todos, mas é a mais acertada para aquele momento.

Quero dizer ainda que vários outros municípios cancelaram as festas de suas cidades com a
mesma justificativa; e que aqui a decisão foi tomada em conjunto com várias reuniões ouvindo toda a equipe de secretários municipais, gerentes e alguns vereadores, onde todos foram unânimes e solidários com a atual situação. Estou ciente de que o assunto irá repercutir nas redes sociais, mas gostaria muito de contar com compreensão de todos, pois verdadeiramente nossa decisão não poderia ser diferenciada.

FERNANDO VIDEIRA LAFAYETTE
Prefeito Municipal de Alfredo Chaves

Institucional Basic Idiomas
Banner Marcelo
Institucional MAllagutti

Padrão

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here