A saúde de Guarapari parece ser mesmo o calcanhar de Aquiles de Orly Gomes (DEM). Os problemas na área só aumentam. Dessa vez, o não cumprimento de uma decisão da justiça, pode levar o prefeito ou a secretária de saúde para cadeia. Uma decisão de 2010, dá direito a uma família de receber remédios da Prefeitura para uma criança de 5 anos tratar suas alergias.
De acordo com o documento, eles deveriam receber os medicamentos 24 horas após a entrega da receita. A pena para o não cumprimento dessa ordem é multa ou até mesmo a prisão do prefeito e da secretária de Saúde. O custo mensal para a família é de R$ 800, um valor alto que eles não conseguem custear.

Eles não recebem os remédios há 30 dias. Em uma das receitas do menino, a médica deixou claro que o tratamento não deve ser interrompido e que isso pode causar uma regressão do quadro da doença e prejudicar a saúde da criança.
Resposta
Em entrevista a TV Gazeta, Ligia Santos, gerente de assistência farmacêutica da Prefeitura, contou que nenhuma farmácia do Estado quis participar da licitação emergencial para a compra dos medicamentos. Ainda segundo ela, um contrato está sendo assinado com uma farmácia, que irá fornecer esses remédios. “Entrei em contato com a Prefeitura, já houve a assinatura do contrato e até sexta-feira (3) a gente está quite com os pacientes”, concluiu.