A prefeitura de Guarapari, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou nesta segunda-feira, 12, a cerimônia de Entrega da Premiação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) das Escolas da Rede Municipal de Ensino de Guarapari.

Estiveram presentes no evento, o Prefeito Edson Magalhães, a Secretária Municipal de Educação, Sônia Meriguete, a Secretária Municipal de Trabalho, Assistência e Cidadania, Shirley Corrêa, o Presidente do Legislativo, Wendel Lima, juntamente com os vereadores Sandro Bigossi e Marcos Grijó, diretores e professores da Rede Pública Municipal de Educação. 

Autoridades prestigiaram a solenidade

O Prêmio IDEB é uma iniciativa do Município de Guarapari com o objetivo de valorizar os profissionais da Escola, proporcionar a melhoria e o aprimoramento permanente da qualidade da educação, estimular a busca pela melhoria do desempenho dos alunos e da gestão das unidades escolares. “Esse prêmio vai motivar, ainda mais, as práticas educacionais em nosso município”, afirmou Sônia Meriguete.

Durante a solenidade foram homenageadas cinco escolas, três delas receberam Menção Honrosa, outras duas obtiveram bonificação em dinheiro. O valor total do Prêmio é de R$156.000,00 (cento e cinquenta e seis mil reais).

Essa bonificação é destinada aos servidores da Escola e foi criada por meio da Lei n° 3792/2014 e regulamentada recentemente por meio do Decreto 208/2017.

Na oportunidade Edson parabenizou a todos os funcionários da Rede Pública Municipal de Educação que, de alguma forma, contribuiu para alcançar esse resultado positivo no IDEB. “Vamos fazer todo o esforço necessário para que juntos possamos chegar ao final deste ano sabendo que o nosso município cumpriu com todas as metas estabelecidas, não somente na educação, mas em todas as pastas dessa nossa gestão”, afirmou Edson.

Escolas Premiadas

A EMEIEF Zilnete Pereira Guimarães, localizada no bairro Praia do Morro, a escola recebeu Menção Honrosa por ser a escola que obteve o maior IDEB Municipal na modalidade de Ensino Fundamental I, ultrapassando inclusive a meta do próprio Município. Aliás a Escola Zilnete é o maior IDEB geral do Município, (o IDEB desta Escola é de 6,4, bem maior que a meta projetada para o Município).

EMEF Dalzira Meriguetti Merisio, localizada em Rio Grande, recebeu Menção Honrosa por ser a escola que que obteve o maior IDEB Municipal na modalidade de Ensino Fundamental II, (4,9 também maior que a meta projeta para o Município) e vale ressaltar que foi a escola ganhadora da premiação anterior.

EMEIEF Constantino José Vieira, localizada no bairro Adalberto Simão Nader; recebeu a menção Honrosa por ser a escola que obteve a maior evolução linear tendo crescido 1,7 com relação ao índice anterior.

De acordo com os critérios estabelecidos em Lei, a escola vencedora é aquela que conseguir o maior percentual de aumento sobre o seu índice atual. Assim, em 2016, tendo sido publicado o resultado, foi constatado que duas escolas obtiveram o mesmo percentual de aumento do IDEB sobre seu próprio índice, ou seja, empataram em todos os critérios, recebendo juntas a bonificação financeira. São elas:

EMEF Adalgiza Fernandes Marvilla: localizada no bairro Condados a escola possui 356 alunos e atende duas etapas do Ensino Fundamental nos turnos matutino e vespertino.

EMEF Cândida Soares Machado: localizada no bairro Nossa Senhora da Conceição, a escola atualmente possui 579 alunos e atende duas etapas do Ensino Fundamental, nos turnos matutino e vespertino.

Deixe seu comentário

Comments are closed.