A prefeitura de Guarapari reuniu seus secretários na tarde desta sexta-feira (4) visando se organizar para combater o mosquito da dengue, que também é transmissor do Zika vírus e vem causando diversas vítimas pelo Brasil, especialmente causando a microcefalia nos bebês.

zika_virus
“Hoje nós precisamos atacar o mosquito em função do Zika.”

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Aurelice Vieira, o momento é de combate ao mosquito. “Hoje nós precisamos atacar o mosquito em função do Zika. E nós passamos os dados para alertar os outros secretários em função de Guarapari ser um município que recebe pessoas de todo o pais, além do fato de estarmos chegando no verão, com muitas mudanças de temperatura que favorecem os mosquitos. Por isso nós precisamos da união das secretarias”, explicou Aurelice.

Ainda de acordo com a secretária, cerca de 80% da incidência dos mosquitos ocorre dentro da casa das pessoas. “Nós precisamos que a população nos ajude a fazer a limpeza para acabar e exterminar este mosquito, pois a consequência do Zika é muito grave”, diz.

Investigação. Ainda segundo Aurelice, existem dois casos suspeitos de infecção pelo zika vírus em Guarapari. Seriam duas mulheres. Uma deu a luz e a outra ainda está grávida, cujos casos estão sendo investigados. “Uma delas ficou grávida no início do ano e estava em Guarapari. A família mora aqui e ela foi para a Serra. Foi e voltou. Esteve também na Bahia. Ou seja, a gente não pode dizer onde essa mulher foi picada pelo inseto”, explica.

Aurelice
“Para as mulheres, o momento é de evitar a gravidez”, explica secretária. Foto: Wilcler Lopes/Portal27

Além desta mulher, a outra, que ainda está grávida, também está sob investigação. “Temos outro caso, onde essa mulher ainda não teve o bebê temos o resultado com suspeita de que seja microcefalia”, afirmou. “Para as mulheres, o momento é de evitar a gravidez”, disse.

Segundo a secretária, a situação no momento é de atuar no combate ao mosquito e orientar as pessoas. Para o combate, a prefeitura prepara mutirões nos bairros, principalmente nos de maior indecência de mosquitos.

Confira abaixo as datas e os bairros onde vão ocorrer os mutirões este mês.

11 – Kubistchek

14 – Itapebussú

16 – Muquiçaba

18 – Praia do Morro

21 e 22 – Santa Mônica e Região Norte (Enseada do Sol)

 

Deixe seu comentário