Visando enriquecer o valor nutritivo da merenda escolar e ao mesmo tempo fortalecer a pesca do município, a prefeita interina Martha Scherres, assinou no dia 02 de novembro os três primeiros pagamentos de compra de pescados para atender as escolas municipais. Os pescadores locais beneficiados são Naidis Machado das Neves, Léo Grassi das Neves e Antonio Carlos Laurindo dos Santos, que participaram de uma Chamada Pública e venceram o certame.

Esse incremento para a alimentação dos alunos matriculados nas redes municipais, que nunca havia sido utilizado como alternativa para compor os cardápios, é um diferencial de inovação, visando um prato saudável que promove a formação de bons hábitos alimentares.

Secretário de Agricultura e Pesca, Marco Xavier, e a prefeita interina Martha Scherres

De acordo com Martha Scherres, essa é uma maneira de fortalecer a qualidade da refeição escolar. “ Tornar o peixe parte da merenda escolar favorece maior riqueza nutricional a essas crianças e, em contrapartida é um incentivo de extrema importância para os pescadores e à agricultura familiar do município”, avalia a prefeita interina.

O Secretário de Agricultura e Pesca, Marco Xavier, já recebeu visitas de representantes de algumas cidades que gostariam de implantar o método em seus municípios. “São processos institucionais, porque eles não vieram de cooperativas e nem de associações, são produtores rurais, pescadores, mas individuais.

Isso tudo é o resultado do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), um programa de políticas públicas do governo federal. Hoje o município compra através do PNAE e do PAA. E o peixe, através do PAA. Já recebemos a nutricionista do Incaper e da Prefeitura de Linhares, além de Anchieta para aderirem a esse processo.Vieram saber como Piúma fez para aderir. Gostaria de aproveitar e agradecer o Incaper, que é um grande parceiro nosso”, enfatizou.

Com isso, Piúma vai participar pela primeira vez em sua história com o pescado, do Prêmio Prefeito Empreendedor, um projeto do SEBRAE/ES. Inclusive já foi feito um cadastramento junto ao governo federal para que o município possa participar desse programa.

Prêmio Prefeito Empreendedor. O Sebrae, com esse prêmio, reconhece a capacidade administrativa dos gestores públicos que implantaram projetos que tiveram resultados comprovados de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública.

Deixe seu comentário