O prefeito de Guarapari, Orly Gomes, disse que mandou recolher os ônibus que estiverem trabalhando fora do horário em Guarapari. A afirmação foi feita durante entrevista coletiva concedida pelo prefeito na última quinta-feira (20).

A reportagem do Portal 27 perguntou ao prefeito o que a prefeitura faria de imediato para evitar que problemas com o transporte de passageiros continuassem acontecendo na cidade, como os apresentados pelo Portal 27 aqui e aqui.

E o prefeito foi categórico: “Nós temos conhecimento deste problema, estamos enfrentando e começamos a agir. A determinação que eu passei para a secretária (Secretária de Fiscalização Elizabeth Ribeiro) é de recolher o ônibus. Eles têm o horário adequado. Se não estiver no horário é para recolher.”

Ônibus no Trevo de Setiba. Eles ficam parados esperando o Transcol chegar e saem todos juntos. Foto: João Thomazelli/Portal 27
Ônibus no Trevo de Setiba. Eles ficam parados esperando o Transcol chegar e saem todos juntos. Foto: João Thomazelli/Portal 27

“Nós estamos preparados, até com respaldo do Ministério Público. Nós já levamos ao conhecimento deles para parar as empresas que estiverem, como eles dizem, ‘trepando horário’. Nós temos horário de pico e naquele horário seria o ônibus A que teria que passar. Vem o ônibus A, mas vem o B, C… todo mundo disputando aquele passageiro”, explicou Orly.

Esta, inclusive, é uma das reclamações mais recorrentes dos passageiros e motoristas de ônibus da cidade: A falta do cumprimento dos horários dos coletivos.

Veja o vídeo feito por uma cobradora de ônibus mostrando a quantidade de coletivos no trevo de Setiba.

O descumprimento da tabela dos horários de ônibus gera “janelas” de vários minutos sem a passagem de um ônibus sequer por alguns trechos da cidade. Alguns motoristas de empresas afirmam que no trevo de Setiba vários ônibus ficam parados esperando a chegada dos passageiros do Transcol que vem de Vila Velha.

Quando eles chegam, vários ônibus saem juntos disputando os passageiros. Alguns passam direto por algumas paradas de ônibus para parar em outras com maior número de passageiros. Há relatos de pessoas que ficam 30 ou 40 minutos esperando nas paradas e depois vários ônibus passam juntos.