Os meios de transporte clandestinos continuam circulando por Guarapari. O Portal 27 recebeu algumas denúncias nas últimas semanas de que os veículos permanecem transportando passageiros dentro do município, mesmo a atividade sendo proibida. Apenas taxis e quatro viações de ônibus têm licença para explorar o transporte de passageiros na cidade.

Moradores flagraram veículos parando nos pontos de ônibus e convidando as pessoas a embarcarem. Com a demora dos ônibus ou por estarem com pressa, elas acabam embarcando nos veículos alternativos.

Há vários meses o Portal 27 vem publicando reportagens sobre a atuação do transporte de passageiros não regulamentado na cidade. Já contamos a história de uma adolescente que trabalhava como cobradora em uma van e que sofreu um acidente e ficou vários dias internada em estado grave em um hospital (veja aqui).

Foto: Colaborador
Foto: Colaborador

Mostramos também que um destes veículos usados para transporte de passageiros se envolveu em um acidente e que este mesmo veículo foi apreendido uma vez por transporte ilegal de passageiros e multado outra vez por falta dos equipamentos de segurança obrigatórios (veja aqui). Já em 2014, um vereador do município pediu que se tomasse providências sobre o problema (veja aqui).

A Secretaria Municipal de Fiscalização é a responsável pela realização de ações conjuntas com a Polícia Militar no município, quando a intenção é fiscalizar o transporte coletivo não regulamentado, feito por meio de vans e micro-ônibus.

A Prefeitura de Guarapari nos informou que, nos últimos meses, 16 veículos foram apreendidos ao longo das ações realizadas. A penalidade para quem explora clandestinamente o transporte de passageiros é com apreensão do veículo e pagamento de multa no valor de R$ 1.986,96.

Deixe seu comentário