O Projeto de Musicalização da Prefeitura de Alfredo Chaves atrai jovens, adultos e crianças desde 2008. Os participantes podem aprender a tocar, cavaquinho, viola, contrabaixo, saxofone, flauta, teclado, acordeom e vários outros instrumentos. Os alunos têm a oportunidade de aprender a tocar, com aulas de teoria musical, de canto e de voz. Eles também podem, posteriormente, compor os corais do município, como por exemplo, a Orquestra Alto Benevente e a Banda Lira.

Silvio Barbieri, professor responsável pelo projeto, conta que durante todo o período de existência do projeto mais de 500 pessoas passaram por lá e hoje são profissionais da música. “A maioria chega sem saber nada, mas com força de vontade e dedicação, eles vão se aperfeiçoando, seguem a linha musical que mais se identificam e muitos já se profissionalizaram”, explica.

O maestro é quem coordena o projeto. Foto: ACOM/Alfredo Chaves
O maestro é quem coordena o projeto. Foto: ACOM/Alfredo Chaves

Um exemplo é o jovem Tarcísio Menegasse Cola, 19. Filho de agricultores da comunidade de Carolina, ele se interessou pelo curso e em 2009 começou a fazer as aulas de teclado e bateria. Hoje, ele toca profissionalmente e já fez parte de vários conjuntos musicais como a Banda Hellys, Mania de Vanera, Sound Fusion e Forró Bom Demais.  “Na verdade tudo começou na Orquestra Alto Benevente, minha primeira experiência. Sempre calmo, atencioso e disposto a repassar seus conhecimentos. Hoje posso dizer que maestro Barbieri foi um dos melhores professores da minha vida”, confidenciou.

Tarcísio é um dos que mais se destaca. Foto: ACOM/Alfredo Chaves
Ele é um dos que mais se destaca. Foto: ACOM/Alfredo Chaves

Aulas de música. Os interessados em participar podem procurar a Secretaria Municipal  de Turismo e Cultura, localizada na Avenida Getúlio Vargas, das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.Há opções para instrumentos de cordas como violão, guitarra, cavaquinho, bandolin, viola caipira e contrabaixo. De sopro: saxofone, clarinete, flauta transversa, flauta doce e gaita de boca. Para os instrumentos de teclas há opções para teclado, acordeom e escaleta. Na percussão fazem parte bateria, pandeiro e tamborim.

Veja os dias e horários das aulas:

Quarta-feira: Sede– às 18h, no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, centro da cidade.

Sábado:às 9h: Estação Ferroviária de Matilde / 13h: Ibitiruí / 15h30: São João de Crubixá 17h: Quarto Território.

Com informações da Prefeitura de Alfredo Chaves

Deixe seu comentário