Em parceria com o antigo Ministério do Esporte, o IFES de Guarapari abriu cerca de cem vagas para alunos que queiram aprender judô ou futebol gratuitamente. Para se inscreverem, esses estudantes precisam ter de 9 a 17 anos e estudarem em escola da rede pública.

O projeto, que acontece desde fevereiro, funciona de segunda a quinta, das 7h às 9h e, à tarde, das 13h às 15h. Todo o uniforme necessário para a prática dos esportes é oferecido, além de ser gratuito.

O professor Gilberto Cabral de Mendonça, que é coordenador do IFES, explica o propósito desse projeto esportivo: “O projeto tem como objetivo oferecer as possibilidades e ferramentas necessárias para o desenvolvimento dos jovens alunos e em consonância desenvolver o futebol e o judô capixaba. Temos o intento de, ao final do curso, proporcionar aos estudantes conhecimentos que permitam que eles ampliem suas possibilidades de fruição nos momentos de lazer ou possam ser encaminhados na modalidade esportiva desenvolvida.”

O agente comunitário do projeto, Bruno de Deus, ressalta a importância de uma oportunidade como essas para os moradores da cidade: “O IFES, como um Instituto Federal de Ensino, tem como missão mudar a realidade fora de seus muros”, afirma Bruno. “Projetos de extensão têm por bem essa finalidade: interagir com a comunidade e retornar conhecimento e investimento social”, finaliza o agente comunitário.

Há cinquenta vagas para judô e cinquenta vagas para futebol. Para se inscrever nesse projeto de extensão do IFES, o estudante precisa entregar na secretaria do Ifes cópia de seu CPF, RG, certidão de nascimento e comprovante de residência, além de uma foto 3×4.

Serviço:

IFES Guarapari – Alameda Francisco Vieira Simões, 720 – Aeroporto, Guarapari – ES, 29216-795. Telefone (27) 99703-3414 e (27) 99640-5007