O ano é de crise, mas para o turismo de Guarapari, a recessão parece dar sinais de melhora. A rede hoteleira da cidade comemora altas nas hospedagens de hotéis e pousadas para o início do verão.

O presidente da Associação de Hotéis e Turismo de Guarapari (AHTG), José Renato Cezar, está esperançoso. “Os hotéis associados estão com 85% à 90% de ocupação, para o período de Réveillon até meados de janeiro. O que nos indica que este será um bom verão para Guarapari”, diz Renato.

Os hotéis da cidade já tem 90% das ocupações fechadas para o Réveillon.

E fala ainda “O que percebemos é que de uns tempos para cá as coisa melhoraram muito. Há algum tempo atrás tínhamos a ocupação de somente 50% do hotéis. As coisas estão melhorando e a expectativa é de lotação máxima. Será um ótimo verão”, afirma o presidente da AHTG.

Gustavo Guimarães, presidente da Associação das Indústrias Brasileiras de Hotéis no Espírito Santo (AIBH-ES) diz que a ocupação de seus associados também segue a média de 90%. “Desde Agosto começamos a ter uma procura muito grande por reservas para o Réveillon, que é o pontapé inicial do verão para o turismo. Acredito que por ter sido um ano de crise atenuada, as pessoas deixaram de fazer viagens de final de semana. De outubro para cá, as coisas deram uma melhorada, e com o dinheiro economizado em viagens que as pessoas deixaram de fazer durante o ano, elas vão conseguir aproveitar o verão”, diz Gustavo.

O presidente da AIBH-ES fala também que, esta alta nas hospedagens de hotéis e pousadas trará benefícios para muitos moradores da cidade. “Claro que toda cadeia ligada ao turismo vai se beneficiar. Mas também aquela que não é ligada diretamente. Vai ser positivo para todos. Mais dinheiro circulando no município, o que reflete na economia de toda a cidade”, conta Gustavo.