Preocupados com a crescente onda de desemprego em Anchieta, a paralisação da Samarco e as perdas salariais por conta das empresas terceirizadas que prestavam serviços à mineradora, os vereadores da cidade receberam na terça-feira (02),no plenário da Câmara Municipal, o subsecretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Neucimar Fraga (PSD), para tentar trazer empresas para o Município.

A iniciativa foi do vereador Beto Caliman (DEM), contando com o apoio de Alexandre Assad (PRB), Professor Robinho Matos (PT do B) e Zé Maria Brandão (PEM), Cleber Pombo (PPL), Richard Costa (PPL), Renato Lorencini (PSB), Professor Robinho Mattos (PT do B), Tereza Mezadri (PV), Zé Maria Brandão (PEN) e do presidente da Casa Tássio Brunoro (PMDB).

Tendo como convidado o vereador de Piúma Tobias Cherrer (PRB). Os parlamentares, sentindo que a tendência é a economia da cidade piorar, foram em busca de solução para o município. “Estou com meu pires na mão, em busca de empresas e emprego para Anchieta”, disse o vereador Beto Caliman.

Os vereadores da cidade receberam na terça-feira (02), o subsecretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Neucimar Fraga (PSD).

Os vereadores convidaram Neucimar Fraga (PSD), que veio ver de perto a situação do município, que teve uma queda brusca na arrecadação e a população vem sofrendo com cortes no orçamento e dificuldades de conseguir emprego e renda.

No encontro o subsecretário sugeriu aos presentes a criação do Fórum de Vereadores do Litoral Sul para ações em conjunto. Outras reuniões acontecerão em breve: “Além do Fórum vamos criar em parceria com o Governo Estadual o Fundo de Desenvolvimento do Sul o FUNDESUL, para atrair e possibilitar investimentos, com o funcionamento do Porto de Ubu, em parceria com a Samarco, pois exportamos café pelos portos do Rio e São Paulo. Recebemos produtos que vem dos portos do Paraná”, disse Beto.

Primeiro passo. De acordo com Beto Caliman, este é o primeiro passo para que Anchieta venha sobreviver sem a Samarco. “A conversa foi boa, discutimos possibilidades, com intuito que o desenvolvimento volte a ocorrer, sugerimos a diversificação do Porto de Ubu, tratamos de uma agenda para fomentar e otimizar a indústria do gás em Anchieta, (engarrafamento e distribuição), que possa permitir um equilíbrio fiscal entre a região sul do Estado e a região Norte, com incentivo fiscal e captar o interesse da Ambev em fazer investimentos no Estado, lutaremos para que esses investimentos sejam em Anchieta”, salientou Caliman.

“A conversa foi boa, discutimos possibilidades, com intuito que o desenvolvimento volte a ocorrer”, disse Beto

Já o sub secretário de Desenvolvimento, Neucimar Fraga, deixou expectativas positivas, se colocando como interlocutor junto ao Governo do Estado. Se comprometeu a marcar presença nas próximas reuniões ordinárias da Câmara, para aprofundar mais a discussão. “Podemos incrementar o Fundesul, que será um órgão para desenvolver via um fundo de investimentos para as cidades do litoral sul. Vou levar a demanda até o governador do Estado, para ampliarmos os compromissos”, afirmou Fraga.

Porto. A possibilidade de utilização do Porto de Ubu também foi pauta na mesa de debate com o sub secretário de Desenvolvimento, que, a propósito, sugeriu a criação de uma indústria para engarrafamento e distribuição de gás no município, uma vez que, a Samarco, atualmente não utiliza o porto. Sobre a utilização imediata do Porto de Ubu, Neucimar lembrou que existem produtos que são embarcados em diversos portos, que poderiam ser embarcados/desembarcados em nosso porto de Ubu, gerando empregos aqui.
Comissão

Uma comissão a ser criada servirá como interlocutora para envolver no debate vereadores de Guarapari, Anchieta, Piúma, Marataízes, Itapemirim e Presidente Kennedy para tornar realidade o Fórum de Vereadores do Litoral Sul nos próximos dias.

Neucimar informou que na próxima semana, ira ter uma agenda com o governador Paulo Hartung (PMDB), para tratar do assunto: “me comprometo com os vereadores de Anchieta e do Sul do Estado em levar esta demanda ao Paulo Hartung. Em breve darei retorno”.

Deixe seu comentário

Comments are closed.