O Portal 27 se reuniu com a secretária municipal de Saúde, Aurelice Vieira, na tarde de quinta feira (30), para a realização de um levantamento de ações e investimentos na área da Saúde em Guarapari no ano de 2015.

Foto: Gessika Avila/Portal 27
A secretária fez um levantamento de ações e investimentos na área da Saúde no ano de 2015. Foto: Gessika Avila/Portal 27

De acordo com a secretária, o município ofertou 34.991 consultas e investiu R$ 1.100.00,00 em exames laboratoriais neste ano. Se compararmos com o ano de 2012, quando foram ofertadas 13.137 consultas e R$ 300.000,00 foram investidos em exames laboratoriais, houve um aumento considerável.

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foram realizados 70.000 atendimentos. Segundo a secretária, desse total, uma pequena quantidade de pacientes estaria realmente necessitada do atendimento no local: “A gente tem uma média de urgente e muito urgente de 1.700 pacientes apenas. O restante poderia, de repente, ser atendido nas unidades de saúde”.

unidade saúde da família
As unidades de saúde foram estruturadas com computadores, permitindo a integração em rede do sistema.

Em 2012, o município tinha seis equipes de Estratégia de Saúde da Família, hoje já são 19 equipes. “Isso gerou um aumento de 280% no número de atendimentos. Hoje nós temos um número muito maior de agentes na rua visitando as famílias, e de atendimento. Nós não reduzimos o número de equipes. Todos os municípios, de um modo geral, reduziram. Guarapari não fechou nenhuma unidade de saúde. E todas as nossas unidades que tem Estratégia, tem atendimento de saúde bucal também, o que é um grande ganho para a população”, afirma a secretária.

Equipamentos. Aurelice ainda destaca que as unidades de saúde foram estruturadas com computadores, para possibilitar o registro de toda a produção que ocorre na unidade. O equipamento permite uma integração em rede do sistema de saúde, ou seja, se um paciente é consultado em determinada unidade e passa a ser atendido em outra, todo o registro de suas consultas estarão disponíveis no sistema. O município já adquiriu mais 40 computadores, que serão instalados nas unidades que ainda não possuem o equipamento.

castração animais
A partir do próximo mês o município deverá contar com um espaço dentro do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para a realização de castração de animais.

A atual gestão também adquiriu, apesar da crise financeira, quatro veículos para complementar a frota, buscando ampliar os atendimentos e auxiliar nas visitas domiciliares. Além disso, foram colocadas caixas de ouvidoria em todas as unidades de saúde: “Isso permite que a gente planeje melhor, saibamos quais políticas de Saúde Guarapari está precisando mais”.

A população estava esperando e a partir do próximo mês o município deverá contar com um espaço dentro do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para a realização de castração de animais. Segundo Aurelice, os medicamentos, o material e todos os equipamentos do local já estão sendo entregues à prefeitura.

dengue zika 2015 denúncias whatsapp
O município continua lutando contra o mosquito da dengue e está divulgando um número para denúncias via Whatsapp.

Sobre as ações de combate ao mosquito da dengue, realizadas nas últimas semanas, a secretária afirma que “o município não vai descansar. Nós abrimos um ponto de atendimento no Ciac [Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão], na Praia do Morro, por causa do verão. Nós vamos intensificar essa propaganda nas praias. Os facilitadores turísticos também vão entregar o material para divulgação, porque a gente não pode deixar a população descansar em relação a manutenção e extermínio desse mosquito. Nós precisamos vencê-lo”.

Vale ressaltar que o município tem um telefone para denúncias de focos do mosquito da dengue, é só enviar mensagens via Whatsapp para (27) 99805-5838.