unnamedDesta semana e até o dia 14 de fevereiro, o litoral capixaba contará com um circuito de cinema que percorrerá o Estado de norte a sul. Por meio do 20° Vitória Cine Vídeo Itinerante – Rota Verão, 15 praias do Espírito Santo receberão sessões de cinema ao ar livre com uma programação de filmes em curta-metragem. A primeira exibição acontece no balneário de Manguinhos, na Serra, nesta sexta-feira (17), às 20 horas. Após a sessão, o público contará com uma roda de samba sob o comando do grupo Regional da Nair.

Além da Serra, fazem parte da Rota Verão os municípios de Guarapari, Anchieta, Presidente Kennedy, Marataízes, Itapemirim, Piúma, Conceição da Barra, São Mateus, Fundão, Aracruz, Vila Velha e Vitória (ver programação completa no final da matéria). Para as sessões, será montada uma estrutura que recria uma sala de cinema. Todas as sessões contarão com cadeiras para plateia, um telão medindo 8 x 5 metros e equipamentos de projeção e de som adequados. O público do 20º Vitória Cine Vídeo Itinerante ainda poderá votar no seu filme favorito e concorrer a uma bicicleta no final de cada exibição.

Malária (Animação, 5 min., SP), de Edson Oda. Sinopse: Esta é a história de Fabiano, um jovem mercenário contratado para matar a Morte.
Malária (Animação, 5 min., SP), de Edson Oda. Esta é a história de Fabiano, um jovem mercenário contratado para matar a Morte.

Por meio do 20º Vitória Cine Vídeo Itinerante é promovida democratização da mais recente produção audiovisual brasileira por meio de uma programação de filmes de animação, ficção e documentário. A iniciativa também contribui com a formação de plateias para o cinema nacional ao possibilitar que moradores e turistas tenham acesso a um excelente lazer cultural.

Apocalipse de verão (Ficção, 15 min., RJ), de Carolina Durão. Sinopse: Rio de Janeiro, 45°C, praias lotadas: Apocalipse de verão! Daniel, 8 anos, está de férias na praia. Lá ele experimenta diversos mundos e se diverte entre a fantasia e a realidade. Um dia, o mar está cheio de algas tóxicas. A praia está imprópria! Será o fim do verão?
Apocalipse de verão (Ficção, 15 min., RJ), de Carolina Durão. Rio de Janeiro, 45°C, praias lotadas: Apocalipse de verão! Daniel, 8 anos, está de férias na praia. Lá ele experimenta diversos mundos e se diverte entre a fantasia e a realidade. Um dia, o mar está cheio de algas tóxicas. A praia está imprópria! Será o fim do verão?

O 20° Vitória Cine Vídeo Itinerante é uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), com patrocínio do Ministério da Cultura, Petrobras, do Banco Nacional de Desenvolvimento Social e Econômico (BNDES) e da Rede Gazeta. Tem parceria do Governo do Espírito Santo, por meio de sua Secretaria de Estado da Cultura, da Prefeitura de Vitória e do Instituto Sincades. A iniciativa ainda conta com apoio institucional da Casa Melancia e do Instituto Geração.

Entre os meses de junho e julho, o 20º Vitória Cine Vídeo Itinerante continua com a Rota Inverno. Dessa vez, serão, prioritariamente, os municípios da região serrana do Espírito Santo que sediarão as exibições de cinema.

 

Doutor, meu filho é animador (Animação, 14 min., RJ), de Marcos Magalhães. Sinopse: “Ele não gosta de futebol... fica o tempo todo desenhando. O que que ele tem, Doutor?”. Só um doutor pode tranquilizar esta mãe aflita!
Doutor, meu filho é animador (Animação, 14 min., RJ), de Marcos Magalhães. “Ele não gosta de futebol… fica o tempo todo desenhando. O que que ele tem, Doutor?”. Só um doutor pode tranquilizar esta mãe aflita!

 

LOCAIS DE EXIBIÇÃO:

17/01 (sexta-feira): Manguinhos – Serra

18/01 (sábado): Praia do Morro, Guarapari

19/01 (domingo): Iriri (Praia da Costa Azul) – Anchieta

23/01 (quinta-feira): Praia das Neves – Presidente Kennedy

24/01 (sexta-feira): Praia Central (ao lado da Igreja Católica) – Marataízes

25/01 (sábado): Praça de Itaipava – Itapemirim

26/01 (domingo): Praça Dona Carmem – Piúma

30/01 (quinta-feira): Circuito da Folia na Praia da Sede – Conceição da Barra

31/01 (sexta-feira): Vila de Itaúnas (Praça da Igreja de São Benedito) – Conceição da Barra

01/02 (sábado): Praia de Guriri – São Mateus

06/02 (quinta-feira): Praia Grande – Fundão

07/02 (sexta-feira): Santa Cruz – Aracruz

08/02 (sábado): Praia da Costa – Vila Velha

13/02 (quinta-feira): Rua Sete de Setembro, Centro – Vitória

14/02 (sexta-feira): Praia de Itaparica – Vila Velha

Deixe seu comentário