O vereador Thiago Paterlini (PMDB) apresentou, durante a sessão ordinária da última terça-feira (25) da Câmara Municipal de Guarapari, um requerimento pedindo a criação de estacionamentos para bicicletas em locais abertos ao público no município. O requerimento foi aprovado pela Câmara e agora será encaminhado à Prefeitura.

A intenção é incentivar a população a utilizar, com mais frequência, a bicicleta como meio de transporte, o que já acontece em alguns países em desenvolvimento. A prática de pedalar traz benefícios para a saúde e a utilização da bicicleta ajuda a melhorar o trânsito e as condições do ar.

Thiago_1
Thiago Paterlini acredita que os estacionamentos para bicicletas irão facilitar a vida de quem utiliza este meio de transporte.

Os estacionamentos poderão ser de dois tipos: bicicletário e paraciclo. O primeiro trata-se de um local destinado ao estacionamento de bicicletas, por período de longa duração, podendo ser público ou privado. Já o paraciclo é um local em via pública, que propõe o estacionamento de bicicletas, por período de curta e média duração, equipado com dispositivo para acomodá-las.

Se virar lei, os estacionamentos para bicicletas podem ser construídos em estabelecimentos como órgãos públicos municipais, estaduais e federais; instituições de ensino públicas e privadas; parques e praças; shopping centers; supermercados e centros de compras; agências bancárias; hospitais; instalações desportivas; museus e outros equipamentos de natureza cultural, como teatros, cinemas, casas de cultura; além de indústrias acima de trinta funcionários.

O vereador comentou a importância do projeto: “A tendência do futuro é que as pessoas deixem seus carros em casa e utilizem a bicicleta como meio de transporte. É uma questão de hábito. Quando as pessoas começarem a utilizar mais esse meio o município terá que começar a se adequar também a essa estrutura”.

*Por Gessika Avila