Um espaço que já foi considerado um dos Centros de Convenções mais modernos do Brasil, segundo historiadores, e hoje está o retrato do abandono. O Centro de Convenções de Guarapari, já funcionou como espaço cultural, havia um auditório com capacidade para 200 pessoas e há anos deixou de exercer sua principal função.

O Centro de Convenções de Guarapari chegou a ser considerado um dos mais modernos do Brasil. Hoje está abandonado.

Chegou a funcionar uma série de secretarias da Prefeitura de Guarapari, mas atualmente é um prédio que está abandonado. O antigo Centro de Convenções de Guarapari fica ao lado de instituições importantes como a Promotoria de Justiça e o Fórum Desembargador Gregório Magno, em Muquiçaba.

O Portal 27 esteve no local, nesta semana, registrou fotografias do prédio que está com portas e janelas quebradas, pichações, mato alto o retrato do descaso. Veja algumas fotos.

Eventos. Segundo o historiador, José Amaral Fernandes Filho, nos anos 60 e 70 o Centro de Convenções sediou uma série de eventos de extrema importância, em nível municipal, estadual e até  nacional.

“Ele era considerado o Centro de Convenções mais modernos do Brasil. Eu lembro que na época dizia que era o centro de Convenções mais moderno da América Latina, realmente ele era muito bem equipado para época, um auditório muito legal para mais de 200 pessoas. Guarapari não tinha cerca de 20 mil habitantes e já possuía essa estrutura fantástica”, relembrou o historiador.

O subsecretário de Estado de Turismo, Gedson Merízio, também destacou a importância do Centro de Convenções para a cidade.

“Este é um equipamento importante do município de Guarapari, que já serviu como fórum, secretarias do município e precisa ser recuperado e devolvido para a cidade de Guarapari, como um equipamento onde nós possamos usá-lo para que a cultura seja expressada no nosso município que tem sentido tanta carência dessa expressão cultural que o nosso povo tem muito para estar oferecendo”, comentou.

Nos anos 60 e 70 o Centro de Convenções sediou uma série de eventos de extrema importância

Apoio. Gedson afirmou ainda que vai buscar ações para a recuperação do local.O que depender de mim enquanto subsecretário de Estado do Espírito Santo estarei lutando e empenhado para que nós tenhamos esse equipamento recuperado e devolvido para nossa cidade”, disse o subsecretário de Estado de Turismo, Gedson Merízio.

“Seria interessante que as autoridades tornassem de fato do Centro de Convenções um espaço alternativo para cena artística e cultural do município. Uma vez que não temos nenhum espaço público voltado para isso”, disse o historiador José Amaral.

Respostas. Procuramos a prefeitura, para saber se existe algum projeto para o local, e recebemos como resposta que”A Prefeitura de Guarapari informa que o imóvel pertence ao Governo do Estado, sendo este responsável pela manutenção do espaço bem como a destinação do uso”

O Portal 27 procurou o Governo do Estado, responsável pelo prédio, através de sua assessoria de imprensa, mas até o fechamento desta reportagem não obtivemos resposta.