O centro de triagem para pacientes com sinais e sintomas gripais, implantado desde março pela Prefeitura de Anchieta no ginásio da Vila Olímpica, completa quatro meses de funcionamento hoje (23). Desde sua implantação vem atendendo uma média de 25 pessoas diariamente. O local, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, tem atendimento de um clínico geral todos os dias e um pediatra às segundas e quintas, das 7h às 12h.

Centro de Triagem para pacientes com sintomas gripais na Vila Olímpica. Foto: Jonas Pereira

A orientação da Secretaria de Saúde é que pessoas com sinais e sintomas gripais procurem a nova unidade e acessem somente o Pronto Atendimento (PA) em casos graves. Nos demais dias quando não há pediatra, o clínico geral faz o atendimento às crianças. Já caso necessite de pediatra para outras finalidades que não sejam sintomas gripais, procurar a estratégia de saúde do bairro onde reside.

O centro de triagem foi criado como ação de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19). O atendimento na unidade acontece somente para pacientes que apresentarem sinais e sintomas gripais.

Conforme a coordenadora municipal das ESFs, Candida Paulini Costa, o ginásio foi preparado e totalmente reestruturado conforme as recomendações técnicas e é um local mais amplo e arejado, o que dificulta a contaminação das pessoas.