A Prefeitura de Anchieta, por meio da Secretaria de Agricultura, realiza nesta quarta (20), a partir das 8h, o lançamento do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). O evento, que será promovido no auditório da própria Secretaria, é direcionado aos agricultores e empreendedores que processam e ou manipulam alimento de origem animal ou vegetal.

Todos os produtos de origem animal como ovos, linguiça, carnes, mel devem se adequar ao serviço.

Na ocasião, será realizado um seminário, onde técnicos da Secretaria de Agricultura, da Vigilância Sanitária e do Incaper irão falar sobre a importância do novo serviço e de sua adesão, além das exigências do Ministério da Agricultura para a comercialização desses produtos.

O SIM é responsável pela inspeção e fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis, adicionados ou não de produtos vegetais, preparados, transformados, manipulados, recebidos, acondicionados, depositados e em trânsito no município. De acordo com informações da Secretaria de Agricultura, todos produtos comercializados no âmbito municipal deverão ter o selo do SIM.

Para o titular da pasta, Geovani Merigueti, o SIM veio para agregar valor aos produtos. “O SIM emite certificado de qualidade a empresas e empreendedores que se adequaram às exigências sanitárias vigentes em legislação específica, e que também possuem qualidade e higiene em seu processo de produção”, defende.

O serviço será acompanhado e orientado por um agrônomo, um médico veterinário e dois auxiliares de inspeção. Todos os produtos de origem animal como ovos, linguiça, carnes, mel devem se adequar ao serviço.

*Com informações da Prefeitura de Anchieta