Banner TOP
JB Padrão

A Prefeitura Marquinhos e o secretario de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), André Garcia, anunciaram a intenção de instalar 20 câmeras de videomonitoramento para o município. As condicionantes para a elaboração do convênio estão sendo preparada por ambos os poderes.

O anunciou foi feito na manhã desta sexta-feira (22), durante a terceira confraternização promovida pela Samarco em que reúnem profissionais e autoridades do setor de segurança pública do Estado. O governo Estadual havia anunciado a instalação de mil câmeras em 16 municípios, em um investimento de R$ 41 milhões, na ocasião, Anchieta não havia sido contemplada.

{0EBADE88-44EC-2BE0-6A0C-7ADDD7EE5204}_700X466
“Essas câmeras vão trazer maior segurança à população, porque estatisticamente elas coíbem a prática de crimes, além de ajudar no trabalho da polícia na identificação de criminosos”, ressaltou Marquinhos.

Marquinhos aproveitou para destacar os investimentos do executivo na segurança pública do município. O prefeito mencionou a assinatura do convênio para a construção do Fórum, ocorrida na última quarta-feira (7), no Palácio Anchieta, além de destacar a construção do complexo judiciário que vai contar com Fórum, Departamento de Polícia Judiciária (DPJ), Defensoria Pública e Ministério Público.

Marquinhos anunciou ainda a construção do Complexo Integrado de Segurança na Praia de Castelhanos em que vão trabalhar, de forma integrada, as polícias Militar e Civil e a Guarda Municipal, a unidade será inaugurada no dia 23 de dezembro. Segundo o Major Caus, serão 12 policiais que vão fazer o patrulhamento com viatura, quadriciclos e a pé. Caus acrescentou ainda que um efetivo de mais de 50 policiais militares vão atuar no município no período de verão.

{E1DDBCE3-27ED-D75D-3C86-16BEECD18C56}_700X466
Autoridades reunidas pela segurança de Anchieta.

André Garcia destacou os investimentos do governo do estado na segurança publica. “São cem milhões de reais investidos até agora, mil câmeras de videomonitoramento entregues. Vamos ceder câmeras para os municípios para realizarem a vigilância, que inclui Anchieta. Compramos duas mil novas viaturas. Iremos forma 1100 policiais em dezembro, e 2.100 em 2014 o que vai ampliar significativamente o efetivo e novas unidades”.

O gerente geral de Comunicação e Desenvolvimento Sócio Institucional da Samarco, Rodolpho Samorini Filho, disse que o encontro é um momento de confraternização e de “declarar a confiança e estima da mineradora nas instituições que fazem parte da segurança pública do estado do Espírito Santo”. E acrescentou: “A ordem social faz parte dos valores da empresa. Temos uma área de influência muito grande, estamos em 30 municípios. Onde a empresa está instalada nos procuramos apoiar ações que envolvem a segurança”.

O encontro contou com a palestra do PHD em Gestão de Produção e coordenador do Grupo de Pesquisa de Modelagem para Aprendizagem (GMAP), da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Luiz Henrique Rodrigues, que falou sobre o pensamento sistêmico aplicado a segurança pública.

“Pensar sistemicamente é antes de mais nada uma competência. De avaliar nossas decisões no tempo e no especo. Isso é primordial para várias instancias, a pessoal, a pública e a empresarial. Na questão de segurança é ainda mais primordial”, disse o especialista, acrescentando ainda: “Linguagem sistêmica procura buscar laços reforçadores. A segurança promove uma ação que gera mais segurança e cada ação vai alimentando o sistema. É como um efeito dominó. Temos que pensar de maneira integrada e inter-relacionada”, explicou Rodrigues.

Estavam presentes: o gerente de Segurança Pública, Marcelino Lorencetti; o diretor de Comunicação da Polícia Militar; coronel Dejair, o comandante do Batalhão de Guarapari, o Tenente coronel Barreto; o comandante do Batalhão de Vitória e ex-comandante de Anchieta, coronel Wildeson; Major Nunes, representando o secretariado de ações estratégicas; delegada Maria da Glória e tenente coronel Gomes do Batalhão de Polícia Ambiental, entre outras autoridades.

Institucional MAllagutti
Banner Marcelo
Institucional Basic Idiomas

Padrão

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here