Circuito para caminhada, parque para crianças e até mirante para fotos. O novo parque ecológico que será inaugurado até o final do ano em Anchieta, litoral sul do estado, promete atrair milhares de turistas e garantir um atrativo diferente para os moradores.

Casinha na árvore para as crianças brincarem. Fotos: Perspectiva/ Prefeitura de Anchieta.

O Parque RDS – Reserva de Desenvolvimento Sustentável – Papagaio, terá um mini-auditório para 40 pessoas, que vai recepcionar os visitantes para assistir um vídeo institucional sobre o parque.

A obra de construção do Parque Sede está orçada em R$ 1.232.013,75 e será custeada com recursos financeiros provenientes de Compensação Ambiental. Essas são verbas específicas destinadas exclusivamente para uso em gestão de Unidades de Conservação, não podendo ser utilizadas para outros fins.

A obra de construção do Parque Sede está orçada em R$ 1,3 milhão.

O Parque será dotado de uma sede para a gestão da RDS. Um novo viveiro municipal será construído no espaço, um circuito de caminhada com trilha percorrendo os 14.000 m² do parque, além de dois playgrounds e um mirante com área de convivência.

“Vamos abrigar o viveiro municipal na sede do parque. Com um maior espaço, vamos aumentar a produção de mudas de árvores, e assim poderemos doar mais mudas aos moradores”, esclarece a secretária de meio ambiente, Jéssica Martins.

As pessoas poderão fazer caminhada no parque.

A Unidade de Conservação Reserva de Desenvolvimento Sustentável – Papagaio é uma das quatro Unidades de Conservação do município de Anchieta. Esta unidade foi criada pelo Decreto Municipal 3692/2011, com a finalidade de conservar o manguezal, o rio e as espécies que nele habitam, como pássaros, caranguejos, peixes, entre outros. Sua área total delimitada é de 17.312.052,41 m².

“Será um atrativo turístico que poucos municípios possuem. Um parque urbano cercado onde os adultos poderão caminhar na trilha e as crianças poderão brincar”, comenta a secretária.

Um sistema de videomonitoramento é estudado para ser implantado no parque, que tem previsão de inauguração até dezembro deste ano.

Comments are closed.