O espírito olímpico reinou na disputa da primeira medalha dos Jogos Escolares da Juventude João Pessoa 2016, nesta quarta-feira (21). Além de conquistar o ouro no contrarrelógio, a jovem Vitória Cristina Costa, da Escola Municipal Novo Horizonte, de Anchieta (ES), viu uma das suas adversárias, a potiguar Pricylla Batista, da Escola Estadual Centenário de Mossoró (RN), cair e danificar o seu equipamento. Vitória então tirou a corrente da sua bicicleta e emprestou para Pricylla completar a prova. “Todos têm que terminar o que começaram. Não fiz nada demais, só peguei a minha corrente e emprestei”, disse a jovem de 14 anos, que também disputou a competição no ano passado e o seu melhor resultado havia sido o sexto lugar na mesma prova.

vitoria-nos-jogos-escolaresVitória nasceu no Rio de Janeiro, mas se mudou para a cidade de Anchieta. Jogava futebol, mas como o esporte não era praticado no projeto social “Programa Anchieta Esporte Total”, migrou para o ciclismo. “No início não gostei muito, a rotina de treinos era intensa, eu sofria muito. Aí vi que tinha futuro no esporte e passei a me dedicar mais. Esse ano inteiro não passei um fim de semana em casa. Faço musculação de segunda a quarta-feira e de quinta a domingo vou para Vila Velha, a 74 km de Anchieta para treinar na bike com o meu técnico”, afirmou a jovem. Como prêmio, Vitória irá saborear a pizza dos seus sonhos, a maior da sua cidade, chamada de pizza Maracanã.

Além da medalha de ouro, as capixabas conquistaram também o bronze, com Karolayne Ribeiro Santos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Cruz, de Aracruz (ES). A prata ficou com Julia Maria Constantino, do Colégio Olimpus (PR). A prova do contrarrelógio foi disputada em linha reta (500m) e contou com a presença de 28 atletas de 20 estados.

No masculino, o vencedor foi Kayllan Luiz Machado, do Colégio Estadual Benta Ribeiro. A prata ficou com Jonas Matos e o bronze com o gaúcho Henrique Rabuske. A prova contou com 38 atletas. “O calor castigou um pouco, mas a prova foi excelente”, disse o gaúcho Henrique, que pratica o esporte desde os dez anos por influência do irmão, mas que não deverá seguir carreira no ciclismo. “Vou competir até completar 18 anos. Sou de exatas e meu sonho é ser engenheiro”, afirmou o campeão da Volta do Futuro de São Paulo no ano passado e especialista na prova de resistência, que acontece na sexta-feira.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio do Governo da Paraíba e da Prefeitura Municipal de João Pessoa e patrocínio máster da Coca-Cola.

Resultado Final

Feminino:
Ouro – Vitoria Costa EMEF Novo Horizonte (ES) – 44s161
Prata – Julia Maria Constantino – Colégio Olimpus (PR) – 44s918
Bronze – Karolayne Santos – EMEF Santa Cruz (ES) – 47s259

Masculino:
Ouro – Kayllan Machado – CE Benta Pereira (RJ) – 40s652
Prata – Jonas Matos – EE Francisco Dourado (MT) – 41s555
Bronze – Henrique Rabusque – EEEF Gaspar Bartholomay (RS) – 41s609

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!