O projeto que prevê a reurbanização do Canal de Guarapari também propõe a mudança no trânsito do Centro. É que com a pavimentação por completo da Av. Pedro Ramos, quem segue no sentido Centro, vai descer a ponte e seguir por trás da igreja, até a Rua Carlos Santana – a rua ao lado da feira livre. Já quem segue para Muquiçaba, vai passar pela Av. Davino Mattos, que passará a ser mão única.

Orla 3
Quem vem de Muquiçaba no sentido Centro, vai passar pela Av. Pedro Ramos. Foto: Divulgação do DER.

De acordo com o engenheiro do DER, as mudanças fazem parte de estudos feitos para a elaboração do projeto. “Dentro dos estudos e planejamento do projeto de reurbanização do Canal, nós também elaboramos uma modificação no trânsito do Centro. Atualmente, o congestionamento nos horários de pico, por causa do grande número de carros que a avenida já não comporta mais. Diante disso, optamos em transformar a Av. Davino Mattos em mão única, para quem segue para Muquiçaba, e transformar a nova Av. Pedro Ramos para descer da ponte”, explica Elson Gatto.

A previsão é que a primeira etapa de obras, que compreende a mudança do trânsito, seja entregue até o final do ano de 2016. Foto: Divulgação do DER
A previsão é que a primeira etapa de obras, que compreende a mudança do trânsito, seja entregue até o final do ano de 2016. Foto: Divulgação do DER

Diante das mudanças, as ruas paralelas e transversais do bairro também sofrerão interferências. “É que com essas mudanças, a Rua Dr. Roberto Calmon por exemplo, poderá ter o sentido invertido, para atender a Av. Davino Mattos que será sentido norte. Essas interferências serão feitas de acordo com o PDM viário do município. O DER ainda estuda as propostas que serão apresentadas em reunião com a prefeitura e até com a presença de munícipes, para decisão final”, disse o engenheiro.

Semáforos. O objetivo segundo o engenheiro é eliminar os semáforos da ponte, e da Av. Davino Mattos. É que com as novas mudanças, acredita-se que alguns retornos irão atender à população. “O primeiro retorno está previsto para ser construído no local do semáforo que fica em frente à igreja. Precisaremos retirar o semáforo da entrada do posto de gasolina (em frente ao posto Dino), até mesmo para dar mais fluidez ao trânsito”, explica.

Mais ciclovia. A ciclovia existente na ponte deve se estender e vai dividir a Av. Davino Mattos da Av. Pedro Ramos. “A ciclovia terá uma largura de 3 metros e será o divisor físico das avenidas, que de um lado seguirá para o sul, em mão única, e do outro, que é a Av. Davino Mattos, os veículos seguirão no sentido norte”, conclui.

Em nota, a Secretaria de Fiscalização informou que as alterações estão sendo estudadas.