Ribero e Padua
Banner TOP
JB Padrão

Se você não pode ir até a Câmara de Guarapari hoje (20), o Portal 27 te conta o que aconteceu. Os projetos do executivo foram aprovados com unanimidade, assim como os requerimentos dos vereadores. Já os projetos dos parlamentares da Casa, foram baixado para as Comissões. A vereadora Fernanda Mazzelli não compareceu, pois estava no enterro de sua avó paterna. Serjão também não esteve presente.

Saúde 

Na sessão de hoje (20), os vereadores debateram vários temas. Um deles, porém, se desdobrou mais e acabou abrindo uma discussão importante para o município: a saúde.

Durante a votação dos requerimentos e projetos, Germano Borges apresentou um pedido para que a Prefeitura disponibilizasse mais especialistas como ginecologistas, cardiologistas e outros nos postos de saúde. “Quem tem plano de saúde é atendido, mas quem depende do SUS não consegue encontrar médicos especialistas”, disse o vereador.

Germano levantou debate sobre a saúde.
Germano levantou debate sobre a saúde.

Germano foi apoiado por colegas de plenário, Paulina disse que hoje mesmo presenciou uma situação onde ficou provada a falta de especialistas. “Levei uma funcionária da Prefeitura de 20 anos para consultar no Posto de Saúde Arnaldo Magalhães. Lá o médico deu um encaminhamento para um cardiologista. Aqui em Guarapari não tem, estou tentando vaga em outros municípios”, afirmou.

Aratú disse ainda que a questão se estende a rede particular. “O problema da saúde em Guarapari não é só no SUS. O particular também é complicado. Demorar meses para se conseguir mostrar o resultado de um exame”, concluiu.

O requerimento do vereador Germano Borges foi aprovado por unanimidade na Casa. Outro requerimento visando melhorias na saúde foi o do parlamentar Manoel da Ki-Delícia. Ele pediu o envio de uma agente comunitária para a comunidade rural de Palmeiras de São Sebastião e também conseguiu aprovação unanime.

Educação

A busca por mais investimentos em educação também foi o foco da sessão de hoje (20). Dois vereadores apresentaram requerimentos visando melhorar a vida dos estudantes e dos pais de alunos de escolas municipais.

Thiago Paterlini pediu que a Administração Pública doe uniformes e kit escolar para os alunos da rede municipal que tenham renda familiar inferior a dois (2) salários mínimos. “A gente sabe que o município está em condições financeiras complicadas. É assim no Brasil inteiro. Por mais que se queira investir em saúde, educação e nas outras áreas, sempre falta algo. Porém, peço a concessão desse benefício”, disse.

Thiago quer uniforme de graça.
Thiago quer uniforme de graça.

O parlamentar Ronaldo Tainha também quer a valorização da educação. Ele solicitou a desapropriação de uma área na Quadra U, entre as ruas B11 e B10, localizada no loteamento do Portal de Guarapari. O objetivo é construir na área uma Escola Pró-Infância no bairro. Ambos os requerimentos foram aprovados por unanimidade.

Infraestrutura

Os parlamentares concentraram seus requerimentos hoje (18) na busca por uma infraestrutura de mais qualidade no município. Pavimentação, drenagem, lombofaixas, placas e limpeza de rio são as reivindicações. Oito dos doze requerimentos votados foram direcionados para melhorar a infraestrutura.

Dito Xaréu pediu que a CODEG envie funcionários para fazer a limpeza e a manutenção das encostas do Rio Meaípe em caráter de urgência. “A máquina limpou o lado esquerdo do rio até chegar à ponte, mas do outro lado tem casas e o serviço não pode ser feito.  Peço que enviem alguém para terminar o que foi iniciado. A máquina própria está sendo adquirida, mas é preciso fazer algo com urgência”, disse.

Lincoln quer que a Rua Mova Zelândia, em Perocão, seja pavimentada. Esse também é o desejo do vereador Oziel a Rua Fortaleza, em Santa Mônica. Paulina deseja o mesmo para Rua Muniz Freire, que fica no bairro São Gabriel. Jair Gotardo fez pedido similar para a via principal que dá acesso à Iguape. Segundo ele, o objetivo é ordenar e melhorar o trânsito de veículos na região.

Lincoln pede asfaltamento.
Lincoln pede asfaltamento.

Jorge Figueiredo solicitou a instalação de lombofaixas nas seguintes ruas: Santo Antônio (atrás da Escola Acle Zouain), Ademar de Barros (próximo ao material de construção principal), Dom João V (próximo à oficina de moto do Edinho) e Góias (próximo à Padaria Stanley). Todas as vias são no bairro Kubistchek.

Aratú requereu a implantação de uma lombofaixa em frente ao CEMEI Vovó Neuza, no cruzamento entre a Rua Gerson da Silva Freire com a Rua Francisca Lacerda Aguia, no bairro Ipiranga. Já Gedson Merízio quer uma placa indicativa na Praia das Castanheiras, para alertar a população em geral, que a partir das 17h a faixa de areia próxima a pedra é destinada a prática esportiva.

Com informações da CMG.

Ideally
Camara Municipal de Guarapari – Participe

Institucional MAllagutti
Banner Marcelo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here