Para garantir a segurança dos milhares de foliões durante os desfiles das escolas de samba do Carnaval de Vitória 2014, a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar irão reforçar a presença em todos os pontos de acesso ao Sambão do Povo. Agentes de segurança comunitária também estarão dispostos próximos às áreas de revista e setores internos para proporcionar mais segurança a todos que participarão do evento, que começa nesta quinta-feira (20).

A cada dia de desfile, serão disponibilizados pelo menos 130 policiais militares e, no entorno, haverá rondas constantes do Batalhão de Missões Especiais (BME) e da Ronda Ostensiva de Táticas Móveis (Rotam). Durante os três dias de folia, a Guarda Civil Municipal também destinará 195 agentes de segurança comunitária e 130 agentes de trânsito. Dentro do evento, a proteção ao folião será complementada com 400 seguranças terceirizados e câmeras de videomonitoramento.

Guardas Civis Municipais em pé entre duas viaturas
Agentes de segurança comunitária e de trânsito da Guarda estarão distribuídos no Sambão do Povo para orientar os foliões e garantir segurança do local.

Os agentes de trânsito e comunitários vão atuar de forma ostensiva e preventiva para garantir a segurança e vão auxiliar, principalmente, na travessia das vias; orientar os condutores sobre os desvios e interdições de ruas nas proximidades do Sambão do Povo; e ajudar os servidores das secretarias de Assistência Social e Saúde e os fiscais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade na fiscalização dos vendedores ambulantes.

Em conjunto com a Polícia Militar, a Polícia Civil e os demais órgãos de segurança, os agentes da Guarda irão fortalecer o trabalho de ronda na região da Grande Santo Antônio.

De acordo com o secretário municipal de Segurança Urbana, Welington da Costa Ribeiro, será montado um centro de operações no local que reunirá representantes de cada área responsável pela segurança. “Todos os responsáveis estarão no mesmo local e em contato direto, via rádio, com as forças de segurança em solo.

No centro de operações, haverá representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros, Guarda Municipal e da segurança terceirizada. Para acompanharmos toda a movimentação, as imagens do videomonitoramento também serão replicadas para a central”, explicou o secretário.

Carnaval 2013 - Escola MUG - Mocidade Unida da Glória
Avenida do Sambão do Povo – Dário Lourenço – estará totalmente interditada desta quinta (20) a domingo (23) para a passagem das escolas de samba. Foto Fábio Nunes

Trânsito e interdições

Os motoristas de veículos que farão o transporte de foliões devem ficar atentos à proibição de estacionamento na área interna do evento. Mesmo aqueles que estejam com o cartão de Trânsito Livre não poderão estacionar dentro das áreas de concentração e dispersão.

O Trânsito Livre permite apenas a parada do veículo para embarque e desembarque e o acesso aos locais estará condicionado à avaliação dos agentes de trânsito. “Quem vai avaliar a condição de tráfego no local e até onde o carro poderá ir será o agente de trânsito, que é responsável pela segurança do pedestre”, disse o secretário.

Para evitar transtornos, os moradores da região devem estar atentos aos horários de interdição das vias, pois, a partir desta quinta-feira (20), há restrições para a circulação nos arredores do Sambão do Povo. Os ônibus municipais serão desviados pela avenida Duarte Lemos e os ônibus intermunicipais, pela rua Eng. Manoel dos Passos Barros. Os demais veículos serão desviados pelas ruas adjacentes.

Nas avenidas Dário Lourenço e Antônio Pinto de Aguiar e na rua Elzira Zílio, após as 16 horas, somente será permitido o acesso de veículos de moradores e prestadores de serviços devidamente credenciados pela Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda. Já o serviço de carga e descarga de mercadorias para os camarotes do Sambão será das 10 às 18 horas.

Atendimento médico

Dentro da área do Sambão, existirão dois postos médicos, um do lado da arquibancada e outro do lado dos camarotes. O atendimento também será complementado com cinco ambulâncias para eventuais emergências.

Deixe seu comentário