O carnaval oficialmente acaba amanhã, quarta-feira (5). Depois daquela festa com muita bebida e curtição, sempre bate o cansaço no dia seguinte. Aquela dor de cabeça, sonolência e preguiça, extrema fazem parte do tormento logo de manhã. É a conhecida ressaca, um estado em que o corpo está eliminando o que foi consumido no dia anterior e não serve para ele de todo o álcool que você consumiu. O fígado é um dos órgãos que mais sofrem com esses abusos.

Alguns alimentos e bebidas podem ajudar, mesmo que a ideia de colocar qualquer coisa na boca possa não parecer bem-vinda
Alguns alimentos e bebidas podem ajudar, mesmo que a ideia de colocar qualquer coisa na boca possa não parecer bem-vinda

Alguns alimentos e bebidas podem ajudar, mesmo que a ideia de colocar qualquer coisa na boca possa não parece ser uma boa ideia nesse dia. Para quem foi agraciado com uma ressaca hoje, algumas receitas naturais para ajudar a passar melhor por ela.

Suco natural de maça: Ingredientes: uma maça média sem casca, meia cenoura sem casca, um talinho de aipo, suco de uma laranja. Bata tudo no liquidificador com adoçante. Repita esta receita ao menos três vezes no dia seguinte da sua festinha e vai se sentir bem melhor.

Suco de chá com pêra: O chá é um ótimo desintoxicante para o corpo e aliado à pêra pode fazer bons milagres para o seu corpo. Os ingredientes desta receita são um copo de chá de alecrim, ou de erva doce ou camomila, uma pêra totalmente picada em pedaços pequenos, um copo de suco de acerola e adoçante ou açúcar, o que você preferir.

É só bater tudo no liquidificador e tomar três vezes ao dia ou mais, caso sinta que ainda está com o efeito da ressaca a noite.

Suco de abacaxi com hortelã: Para esta receita você vai precisar de quatro fatias de abacaxi, um copo de água de côco fresca e natural (não as compradas em supermercado), quatro folhas de hortelã ainda novas e adoçante ou açúcar. É só bater tudo no liquidificador para que fique homogêneo e beber assim que tiver pronto. Repita ao menos duas vezes esta mistura na sua ressaca.

Suco de laranja e Couve: Você vai precisar de meia folha de couve, 300 ml de suco natural de laranja se possível feito na hora, uma colher de chá de gengibre em pó e uma maçã com casca. É só levar tudo ao liquidificador, bater e beber na hora.

Suco tropical contra ressaca: Seus ingredientes são uma cenoura, uma ou duas fatias de abacaxi, uma colher de sopa de mel e quatro pedras de gelo. É só bater e beber e ir repetindo a receita até se sentir melhor, variando no tempo em ao menos duas horas depois de tomar.

Suco de frutas e linhaça: Aqui é preciso ter em mãos uma fatia de mamão, duas ameixas pretas, uma colher de sopa de farinha de linhaça dourada e um copo de água. Para fazer é só levar todos os itens ao copo do liquidificador e bater. Pode ficar um pouco grosso, então o melhor será coar antes de beber.

Chá de camomila: bom para curar problemas digestivos e náuseas. De preferência adoçado com mel, para ajudar a recuperar os níveis de açúcar no sangue Foto: Getty Images
Chá de camomila: bom para curar problemas digestivos e náuseas. De preferência adoçado com mel, para ajudar a recuperar os níveis de açúcar no sangue
Foto: Getty Images

A revista Glamour inglesa elaborou uma lista com 20 itens que devem entrar da dieta de quem está sofrendo do problema. Confira:

Água: é o item principal que deve ser consumido. O álcool desidrata o corpo e o líquido torna-se mais essencial do que nunca. Ajuda inclusive a tratar a dor de cabeça, típica do quadro de ressaca.

Alho: antibiótico natural, protege de infecções por fungos, vírus e bactérias. Os componentes alicina e ajoeno têm ação anti-inflamatória, auxiliando em problemas digestivos.

Arroz integral: dose de energia com a vantagem de conter boa quantidade de vitamina B e proteína.

Atum em lata: o peixe ajuda a repor uma série de minerais que o corpo perde quando em contato com o álcool.

Azeite de oliva: o óleo diminui o ritmo de absorção do álcool pelo organismo.

Banana: a desidratação provocada pelo consumo do álcool reduz os níveis de potássio no organismo. Isso pode causar cansaço excessivo, náuseas, câimbras e ânsias. E para ajudar a evitar esses sintomas, uma banana, rica no mineral, pode ser boa aliada.

Chá de camomila: bom para curar problemas digestivos e náuseas. De preferência adoçado com mel, para ajudar a recuperar os níveis de açúcar no sangue.

Chá de hortelã: outra bebida que ajuda no processo digestivo, e também na desintoxicação do corpo.

Cogumelos: são fontes de selênio, antioxidantes e vitamina B que ajuda o fígado no processo de desintoxicação.

Espinafre: o vegetal contém ácido fólico, vitamina C e enxofre, nutrientes que ajudam a eliminar sintomas da ressaca, pois colaboram com a limpeza do fígado.

Feijão: fonte de fibra e ácido fólico, além de proteína, é bom alimento para ajudar na recuperação do corpo.

Gengibre: combate a náusea, pois tem ação anti-inflamatória no sistema digestivo.

Grãos integrais: ricos em vitamina B e ácidos essenciais, são aliados no processo de desintoxicação que o fígado coloca em ação para se livrar dos excessos cometidos.

Leite: a bebida é um dos itens que pode ser consumido antes da balada, para ajudar a forrar o estômago e amenizar os efeitos da bebedeira.

Nozes: a dica seria beliscar um pouco durante a bebedeira, para que as proteínas, vitamina E e outros nutrientes ajudassem o corpo a não entrar num quadro de ressaca.

Ovos: quando o corpo detecta a presença do álcool, produz acetaldeído, que é o produto tóxico resultante da primeira fase do metabolismo da bebida. O corpo então produz glutationa para combater essa intoxicação, mas não dá conta. Por isso, o corpo sofre com os efeitos do álcool e vem a ressaca. Os ovos são ricos em cisteína, proteína que contém glutationa. Portanto, inclua-os no cardápio.

Picles: o álcool tira do corpo vitaminas, sais mineiras e sal. E essas pequenas guloseimas são ricas em vitamina A, ferro, potássio, vitamina A, cálcio e manganês.

Quinoa: o grão é repleto de aminoácidos e nutrientes que são essenciais para a saúde, principalmente em momentos de recuperação.

Suco de frutas: a bebida ajuda a regularizar os níveis de açúcar no sangue que caem drasticamente após terem ficado altos durante a bebedeira. Também repõe sais mineiras perdidos devido o consumo do álcool.

Tomates: ricos em vitamina C e glutationa, substância da qual o corpo necessita para se livrar das toxinas deixadas pelo álcool no corpo.

Deixe seu comentário