O Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) estará à disposição da população durante todo o Carnaval, por 24 horas. Estarão de plantão a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil.

As equipes estarão de prontidão para atender toda a população em casos de ocorrências policiais e de socorro. Além disso, o efetivo policial foi reforçado nas ruas e nas delegacias com o objetivo de agilizar o atendimento de ocorrências em todo o Estado. Em caso de emergência, o Ciodes deve ser acionado imediatamente pelo 190 ou 193.

Para reforçar a segurança nas ruas, mais de mil policiais militares foram escalados para patrulhar locais com maior concentração de foliões. Praias e locais programados para blocos de carnaval e shows terão atenção especial da polícia. As rodovias estaduais e vias urbanas terão fiscalização de trânsito reforçada. Não haverá expediente administrativo nos batalhões da Polícia Militar em todo o Estado.

5º Delegacia Regional- Guarapari. Telefones: (27) 3161 1220 (27) 3161 1031 (27) 3161 1032 - Endereço: Rua Josias Cerruti, 683, na Praia do Morro,Guarapari.
5º Delegacia Regional- Guarapari. Telefones: (27) 3161 1220 (27) 3161 1031 (27) 3161 1032 – Endereço: Rua Josias Cerruti, 683, na Praia do Morro,Guarapari.

Funcionamento das delegacias

Em decorrência do feriado de Carnaval, as delegacias especializadas não funcionarão entre os dias 01º e 05 de março. Nessas unidades, o atendimento retorna normalmente a partir de quinta-feira (06).

Durante o feriado, a Polícia Civil irá manter 19 delegacias de plantão entre os dias 28 de fevereiro e 05 de março. Entre as unidades que estarão em funcionamento por 24 horas estão 14 Delegacias Regionais espalhadas por todo o Estado.

Na Região Metropolitana, as 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª Delegacias Regionais, respectivamente, em Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Guarapari, a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), o Grupo de Operações Táticas (GOT) e a Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) estarão à disposição da população. No caso da DFRV, o atendimento será para atender os registros de ocorrências e consultas de veículos roubados.

O Plantão Especializado de Mulher (PEM) também funcionará para atendimento de ocorrências das vítimas. Haverá também atendimento especial nos plantões do Departamento Médico Legal (DML), Serviço Médico Legal (SML) de Linhares e Cachoeiro de Itapemirim.

Corpo de Bombeiros atende pelo 193

O coordenador do Corpo de Bombeiros no Ciodes, major Carlos Wagner Borges, ressalta que durante o Carnaval muitas ocorrências são atendidas pelo Ciodes.   bombeiros

Devido ao clima quente, incêndios em vegetação são recorrentes, bem como acidentes de trânsito. Com o movimento nas praias, casos de afogamentos devem ser evitados.  O oficial orienta a população a aproveitar os dias de folia com segurança.

“Em praias é necessário ficar próximo aos guarda-vidas para evitar afogamentos ocasionados muitas vezes por câimbras ou uma convulsão inesperada ao nadar. Além disso, quem bebeu se sente confiante demais para nadar em áreas mais profundas. Evite também pular de pedras muito altas, justamente por não saber a profundidade do local. Em meio à aglomeração, o folião deve evitar confusões com outros foliões por falta de tolerância. Essas agressões físicas podem ocasionar uma lesão grave. Fique atento também a locais fechados e a ambientes muito aquecidos para não passar mal”, alerta.

Deixe seu comentário