Não é a primeira vez que a Praça Philomeno Pereira Ribeiro no bairro Muquiçaba em Guarapari, inaugurada no final de 2012, é assunto de reclamações. Desta vez, a equipe de reportagem do Portal27 foi procurada por vários moradores, que reclamaram sobre o chafariz existente no local.

Segundo uma moradora, a fonte se tornou um criadouro de dengue, e alguns moradores de rua usam a água do local, para tomar banho. “A falta de manutenção do chafariz, faz com que o local vire um criadouro de dengue. E no final da tarde, o que antes se via um espetáculo de água esguichando, passou a ser um local para os moradores de rua tomarem banho”, desabafa.

Chafariz
Água do chafariz está suja, e segundo a moradora, se trata de lodo. Foto: Leitor

Uma outra moradora ainda ressalta que, “trocaram as árvores que haviam no local, por um criadouro de dengue”. Procurada pelo Portal27, a comunicação da Prefeitura informou que, “a Secretaria Municipal de Obras realiza a limpeza do chafariz semanalmente com montagem de estrutura para reciclagem da água, evitando assim, joga-la fora (o decreto 046/2015 determina restrições para o uso de água potável no município de Guarapari)”.

E explicou ainda, que “atualmente a água está devidamente tratada, não oferecendo riscos à saúde. A empresa responsável pela manutenção periódica do chafariz identificou a queima de uma peça da bomba que já foi encomendada junto ao fabricante”, explica a nota enviada.

Com um investimento de mais de R$ 700 mil de recursos próprios da Prefeitura, a obra deu início a partir da Ordem de Serviço assinada em 19 de dezembro de 2011. A empresa responsável foi Radana Construções Ltda.

De lá pra cá, muitas reclamações surgiram. Em menos de três anos, falta mesas, cadeiras, ombrelones, brinquedos no parquinho, aparelhos na academia montada, e no túnel que liga as duas partes da Praça, a situação também é complicada, como mostrado pelo Portal27 em uma matéria no ano passado. Vandalismo e depredação em Praça de Guarapari