A quadra da escola municipal Acles Zouain, que fica no bairro Kubitschek, em Guarapari, está interditada há duas semanas. Técnicos da Defesa Civil estiveram no local e constataram que a estrutura oferece risco aos alunos que utilizam a área. A escola atende cerca de 350 crianças de três a seis anos de idade.

P1030596
Base de uma das vigas de sustentação da cobertura da quadra. a estrutura apresenta ferrugens em vários pontos.

 

A base da estrutura do telhado da quadra, que é de ferro, está enferrujado em vários pontos. Além disso, os fios da iluminação da quadra está deteriorada, causando choque elétrico ao encostar nas vigas de sustentação do telhado. Alguns refletores também estão quebrados, deixando as lâmpadas penduradas.

De acordo com populares do entorno da escola, alguns moradores pulam o muro da escola à noite para jogar futebol e acabam depredando a estrutura. É possível ver vários pares de tênis amarrados pelos cadarços pendurados na estrutura metálica, coisa impossível de uma criança de seis anos fazer. O alambrado também está danificado em vários pontos.

várias luminárias estão quebradas e as lâmpadas ficam penduradas.
várias luminárias estão quebradas e as lâmpadas ficam penduradas.

Técnicos da prefeitura de Guarapari também foram ao local e confirmaram o risco apresentado pela estrutura. Os alunos da escola estão proibidos de realizar qualquer atividade no local.

Em nota a prefeitura informou que: “A Secretaria Municipal da Educação esclarece que estão sendo adotados todos os procedimentos necessários para abertura de processo licitatório, visando a correção da quadra da Escola Acle Zouain, no bairro Kubitscheck. Já está em fase final, a análise técnica da estrutura bem como o levantamento de custos da obra. O município espera abrir o processo licitatório já no próximo mês”.

Enquanto o município realiza os procedimentos para manutenção da quadra, os alunos seguem realizando as atividades com segurança, em outro espaço da escola.