Conforme previsto as chuvas se intensificaram na Região Serrana aumentando para Cinco o número de vítimas fatais.  Uma senhora em Itaguaçu e um rapaz em Parajú foram soterrados por deslizamentos de terra. As outras 3 vítimas são dos municípios de Colatina,  Nova Venécia e Baixo Guandu.

Toda região sofre grande inundação com cidades e localidade isoladas, subindo para 20.902 o numero de pessoas que precisaram deixar suas casas, sendo 3.535 desabrigados e 17.367 desalojados. O levantamento de pessoas afetadas pelas chuvas agora em praticamente todo estado continua prejudicado pela dificuldade de acesso as áreas afetadas.

De acordo com a coordenadora da Defesa Civil de  Rio Bananal, Heloísa Helena Grassi, essa enchente é a pior dos últimos 34 anos. “Os moradores mais antigos lembram da enchente de 1979, esta é sem dúvidas mais devastadora. Estamos sem contato nenhum e o Centro está debaixo d'água. As portas de vidro das lojas não estão aguentando a pressão, está tudo quebrado e destruído”, contou Heloísa.
De acordo com a coordenadora da Defesa Civil de Rio Bananal, Heloísa Helena Grassi, essa enchente é a pior dos últimos 34 anos. “Os moradores mais antigos lembram da enchente de 1979, esta é sem dúvidas mais devastadora. Estamos sem contato nenhum e o Centro está debaixo d’água. As portas de vidro das lojas não estão aguentando a pressão, está tudo quebrado e destruído”, contou Heloísa.

Todo o Estado foi afetado por fortes chuvas durante esta semana e a previsão é que ainda continue com chuva intermitente nos próximos dias, podendo causar transtornos em determinadas áreas, em virtude do grande volume de precipitação já ocorrido. Os órgãos do governo continuam em alerta e à disposição nas ações de defesa civil para assistência e restabelecimento das áreas afetadas.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil mantêm alertas de Risco Muito Alto de inundação e deslizamento de terra na região Serrana, Os coordenadores de Defesa Civil dos municípios foram informados acerca dos procedimentos de avaliação contínua dessas áreas e, caso necessário, evacuação emergencial.

O governo do estado está decretando Situação de Emergência em todas as áreas afetadas por desastres decorrentes das últimas chuvas.

A Defesa Civil Estadual mantém o auxilio aos órgãos municipais de proteção e defesa civil. No site da Defesa Civil Estadual (www.defesacivil.es.gov.br) o cidadão consegue acessar todos os contatos das defesas civis municipais. A solicitação para atendimento também pode ser feita diretamente via CIODES pelo número 193.

 

[highlight]VEJA O RELATÓRIO O RELATÓRIO DE DANOS DEVIDO A OCORRÊNCIAS DE CHUVAS NO ES[/highlight]

Cariacica

Inundação – Houve diversos deslizamentos.

Desabrigados: 17

Desalojados: 52

 

Viana

Enxurrada – Inundações nos bairros Bom Pastor e Santo Agostinho e risco maior de deslizamentos devido as ultimas chuvas no município.

Desabrigados: 194

Desalojados: 257

 

Vila Velha

Enxurrada – Alagamentos em Jardim Guaranhuns – Queda de muro em bairro Ataíde – Deslizamento nos bairro 23 de maio (deslizamento de talude que atingiu 3 imóveis – famílias desalojadas (14 pessoas);

Queda de muro em Ataíde (queda de muro de arrimo – atingiu 2 caminhões e o muro do imóvel, mas não abalou a estrutura – 1 família desalojada (4 pessoas);

Casa alagada em Ulisses – 1 família desalojada (4 pessoas);

Casa alagada em Ulisses com risco de desabar – 2 famílias desalojadas (6 pessoas);

Casa alagada em Jardim Guaranhus, sem risco de desabar – 1 família desabrigada (4 pessoas);

Casa alagada em Jardim Guaranhus, sem risco de desabar – 1 família desabrigada (1 pessoa);

Desabamento de laje em Ponta da Fruta – imóvel abandonado. Região 01 fortemente afetada pelas chuvas de 19/12 desabrigados e desalojados em sua maioria são dos bairros Guaranhuns e Pontal das Garças

Desabrigados: 79

Desalojados: 95

 

Serra

Enxurrada – Situação de grande inundação em Jacaraípe.

Desabrigados: 480

Desalojados: 500

 

Vitória

Enxurrada – 8 Deslizamentos de encostas nos bairros Santa Maria, Forte São João, Centro, Conquista e Santo Antônio – Houve também 2 desabamento total de imóvel nos bairros Moscoso e Bela Vista.

Desabrigados: 18

Desalojados: 69

 

Afonso Cláudio

Enxurrada – Existem desabrigados no Centro.

Desabrigados: 14

Desalojados: 20

 

Itaguaçu

Enxurrada – Desabamento de 3 muros no centro da cidade – queda de árvore e rio Santa Joana transbordou – deslizamento na localidade Laranjal na Zona Rural com morte de uma mulher que morava sozinha – foram feitas 15 desobstrução na estrada para chegar a localidade – Prefeito e defesa civil fazendo o levantamento de desabrigados e desalojados – de Itarana não se chega a Itaguaçu e de Itaguaçu não vai pra Baixo Guandu.

Desabrigados: 02

Desalojados:

Óbitos: 01

 

Conceição do Castelo

Enxurrada – Está decretando situação de emergência – 2 pontes interditadas e 500 famílias afetadas com 177 só na sede.

Desabrigados: 16

Desalojados:  150

 

Conceição do Castelo

Enxurrada – Deslizamento na localidade de Paraju soterrando um rapaz que veio óbito. Defesa civil e prefeito indo ao local – Vias de acessos acessíveis até o momento.

Desabrigados:

Desalojados:

Óbitos: 01

 

Itarana

Enxurrada – 2 ocorrências de deslizamentos  no Centro de Itarana e Itaraninha.

Desabrigados:

Desalojados: 27

 

Muniz Freire

Enxurrada – 2 varias localidades estão sem acesso – muitos prejuízos na agricultura.

Desabrigados: 03

Desalojados: 14

 

Santa Leopoldina

Inundação – Usina de rio bonito as 08horas de hoje estava vertendo 12cm de lamina d´agua – cidade está isolada sem acesso a Cariacica e Santa Maria de Jetibá – localidade de Mangaraí está com as pessoas em cima das casas esperando socorro precisando de resgate aéreo – represa de Rio Bonito e Suíça em sua vertente máxima.

Desabrigados: 15

Desalojados: 300

 

Santa Tereza

Enxurrada.

Desabrigados:

Desalojados:

 

Castelo

Inundação – O rio castelo subiu 3,70m  – Cidade voltando a normalidade – Voltando a chover em 20/12/2013

Desabrigados: 09

Desalojados: 27

 

Laranja da Terra

Enxurrada – O rio Guandu subiu em torno de 5,0m acima do nível normal. Uma família ficou desabrigada e o acesso aos distritos está dificultado pelas más condições das estradas vicinais. Localidade de Perdida –  queda de arvores e postes no centro derrubando fios de energia – sem energia elétrica – iminência de deslizamento  50 casas em riscos.

Desabrigados: 90

Desalojados: 40

 

Venda Nova do Imigrante

Enxurrada

Desabrigados: 07

Desalojados: 46

 

Vargem Alta

Enxurrada – Comunidades isoladas por deslizamentos em estradas – Alta Vila Maria.

Desabrigados: 32

Desalojados: 40

 

Água Doce do Norte

Enxurrada – Distrito de Aanto Agostinho sofreu grande volume de enxurrada atingindo 40 famílias – Entrada do município esta isolada devido acumulo de água sobre a rodovia ES 080.

Desabrigados: 140

Desalojados: 36

 

Águia Branca

Enxurrada – Rio São Jose subindo e transbordando atingindo ruas no entorno – os desabrigados estão no ginásio de esporte nos bairros Nossa Senhora Aparecida e Água Clara – 3 famílias foram pra ginásio de esportes – rodovia es080 interditada em vários pontos – distritos de Águas Claras, São Pedro e São José seriamente afetadas.

Desabrigados: 11

Desalojados: 200

 

Alto Rio Novo

Enxurrada – Distritos mais afetados foram Vila Palmerino e Monte Carmelo.

Desabrigados: 180

Desalojados:

 

Aracruz

Enxurrada – Barra do Riacho e centro – Distrito de Guaraná está isolado – Distrito de Guaraná inundado – Polivalente.

Desabrigados: 450

Desalojados:

 

Baixo Guandu

Enxurrada – Encontrado o corpo de uma homem na localidade de Alto Jacutinga Km14 – Rio Mutum – Córrego Lage isolado – estrada para Itaguaçu está interditada – muito alagamento e perdas matérias – localidade de Mutum Preto isolada.

Desabrigados: 90

Desalojados: 100

Óbitos: 01

 

Barra de São Francisco

Enxurrada – OBS – os dados de desabrigados e desalojados são provisórios pela dificuldade de se chegar aos locais atingidos – apesar do rio estar baixando existem 4 bairros e diversos distritos e o centro da cidade totalmente tomado pela água – registro de desabamento de diversas edificações.

Desabrigados: 80

Desalojados: 10000

Óbitos: 01

 

Conceição da Barra

Enxurrada – Péssimas condições das estradas, alagamentos de ruas- alagamento de três residências – O nível dos Rios Cricaré, São Domingos e Itaunas, continua subindo e a qualquer momento pode causar o desabrigamento de pessoas, tanto na zona urbana, quanto na zona rural – no Bairro Antonio Lopes e na Avenida Principal do Bairro Santana.

Desabrigados:

Desalojados: 09

 

Fundão

Inundação – Rio transbordou porém já está baixando.

Desabrigados:

Desalojados: 05

 

Ibiraçu

Enxurrada – O rio Itagurassú subiu mas já está voltando ao nível normal – bueiros danificados – deslizamento de barreira – estradas interditadas alagamento Ibiraçu sentido Pitanga sobre a ponte.

Desabrigados: 16

Desalojados: 61

 

Ibiraçu

Enxurrada – Queda de 02 muros e pontes: 01 caiu e 06 em situação de risco situação interior: vários deslizamentos de barreira, estradas vicinais danificadas, 2 trechos interditados, várias quedas de árvores, além de problemas na lavoura agrícola e pecuária. O nível do rio subiu aproximadamente 5,00m.

Desabrigados: 10

Desalojados: 250

 

Linhares

Inundação – Bairros Olaria e Degredos ilhados por inundação – Necessidade de retirada das pessoas por helicóptero (prefeito está requisitando) – provavelmente decretará estado de emergência.

Desabrigados: 100

Desalojados: 30

 

Mantenópolis

Enxurrada – Transbordamento dos efluentes Paulo Camilo, Mariola e o Rio Manteninha que atingiu dois metros e quarenta e seis centímetros além do nível normal.

Desabrigados: 15

Desalojados: 63

 

Nova Venécia

Enxurrada – Forte alagamento nas localidades de Guararema e Cedrolândia – Registro do óbito de um homem 60 a 70 anos – Grave inundação no centro da cidade e dificuldade de acesso a área rural com muitas pessoas ilhadas com comunidades inteiras ilhadas.

Desabrigados: 120

Desalojados: 500

Óbitos: 01

 

Pancas

Enxurrada – Distrito de Vila Verde, bairro Vila Nova e Centro totalmente alagados – destruição de pontes e bueiros.

Desabrigados: 30

Desalojados: 1236

 

Rio Bananal

Inundação – OBS – Os dados de pessoas desalojada é estimado pela COMPDEC – baixou a água do rio – a COMPDEC iniciou os procedimentos de limpeza das áreas afetadas – levantamentos de danos e prejuízos – procedimentos para receber ajuda humanitária / 70% da população afetada.   RIO VOLTOU A SUBIR.

Desabrigados: 350

Desalojados: 3000

 

São Domingos do Norte

Inundação – inundação do Rio São José inundando a comunidade de São José do Honorato com 50 famílias abrigadas em escola e quadra – no centro foram interditadas 6 edificações – localidade de São Jose do Honorato com 200 pessoas abrigadas numa quadra precisando de tudo.

Desabrigados: 500

Desalojados:

 

São Mateus

Inundação – Inundação nos bairros Porto e Marui pela elevação do Rio Cricaré – rio subindo 1,85m afetando os bairros Porto, Santa Tereza, Pedra D’ água e Maruinha.

Desabrigados: 97

Desalojados:

 

Vila Pavão

Enxurrada – Localidade de Luzilandia com desabrigados e desalojados – Atingidos: 2 famílias no bairro Vila Monique, barragem rompida em  Córrego Japira e Córrego Preto, 1 família em Córrego Preto, 5 famílias em Todos os Santos, 8 famílias em Córrego Bonito, 5 famílias em Conceição do XV(Cascudo), 5 pontes em Córrego Bela Aurora, 2 em Córrego São Sebastião, 2 em Conceição do XV, 5 famílias em Luziania Bela Vista,1 família em Todos os Anjos.

Desabrigados: 15

Desalojados: 20

 

Vila Valério

Enxurrada.

Desabrigados: 16

Desalojados:

 

 

Bom Jesus Do Norte

Inundação.

Desabrigados: 14

Desalojados: 53

 

Cachoeiro de Itapemirim

Inundação – Desabamento de muro na Rua Hugo Côco, bairro Santa Helena.

– Desabamento de muro em residência na Rua das Andorinhas, Bairro Fé e Raça. Queda de barreira interrompendo trânsito na Av. Jones dos Santos Neves, Bairro Caiçara. CIDADE VOLTANDO A NORMALIDADE EM 20/12/2013

Desabrigados: 02

Desalojados: 19

 

Guarapari

Enxurrada – 14 edificações interditas no bairro Kubischek; deslizamento de terra no bairro Ipiranga afetando uma edificação – rolamento de bloco na localidade de Barro Branco na zona rural.

Desabrigados:

Desalojados: 27

 

Ibatiba

Enxurrada – Ruas do centro interditadas podendo parar o município – prefeito quer decretar estado de emergência – casas com risco de desmoronamento a beira rio.

Desabrigados:

Desalojados: 10