O inverno começou oficialmente no hemisfério Sul às 7h51 deste sábado (21). A previsão é de que o tempo fique seco na maior parte do País, com exceção da região Sul, onde devem acontecer chuvas intensas durante toda a estação, de acordo com informações da Climatempo.

Regiões Sul e Nordeste devem ter chuvas acima da média. Já as regiões Centro-oeste e Norte devem ficar com tempo seco. Renato S. Cerqueira/Futura Press
Regiões Sul e Nordeste devem ter chuvas acima da média. Já as regiões Centro-oeste e Norte devem ficar com tempo seco. Renato S. Cerqueira/Futura Press

Mais: Confira a previsão do tempo para sua cidade

Em julho, as temperaturas devem permanecer acima da média, principalmente no Sul e Sudeste do Brasil. Em agosto, todas as regiões do País terão mais chuva, principalmente o Estado do Rio Grande do Sul. O Estado, no entanto, deve começar a registrar tempo seco em setembro. Neste mês, as temperaturas tendem a ficar amenas.

Segundo a Climatempo, o inverno deste ano deverá ser similar aos dois últimos, com pouco frio na região Centro-sul. A estação será de tempo seco e a população não deverá esperar frio intenso durante muitos dias seguidos.

Apesar de o inverno começar com uma frente fria e presença de massas secas que provocarão chuvas acima da média no Sul, a umidade relativa do ar deve ser baixa nas regiões Centro-oeste, Nordeste e Sudeste.

Durante a temporada de frio, a cidade de Domingos Martins, região Serrana do ES, vira atrativo cultural.
Durante a temporada de frio, a cidade de Domingos Martins, região Serrana do ES, vira atrativo cultural.

Espírito Santo

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), as temperaturas este primeiro final de semana, seguem um período que devem variar entre 7 °C e 24 °C na região Serrana e entre 7 °C e 29 °C nas demais regiões.

Confira mais detalhes para os próximos três meses:

Julho:

– As frentes frias ficarão bloqueadas sobre o Sul do País e provocarão bastante chuva ao longo do mês. O tempo fica seco na maior parte do Brasil, com temperatura mais alta do que o normal.

Agosto:

– O tempo continuará seco em todas as regiões e as queimadas devem se espalhar pelo País.

– Haverá muitos dias com umidade relativa do ar abaixo de 20% na região central do Brasil e as frentes frias continuam.

Setembro:

– A umidade começa a se espalhar sobre o Brasil durante a segunda quinzena de setembro e as primeiras pancadas de chuva retornam ao cerrado.  A chuva diminui no Sul e a temperatura deve ser elevada na maior parte do País.

 

Com informações: Último Segundo.