Por Rosimara Marinho.

Os andarilhos dos “Passos de Anchieta” chegaram nesta sexta-feira (20) a Setiba em Guarapari, no segundo dia de caminhada, onde percorreram o maior trecho, que vai da Barra do Jucu até Setiba, num total de 28 km.

O percurso é considerado o mais cansativo e difícil para os andarilhos, informou o diretor da Associação Brasileira dos Amigos dos Passos de Anchieta (Abapa), Eustáquio Palhares.

“Os andarilhos percorrem doze quilômetros sobre as areias das praias que fica no Parque Paulo Cesar Vinha, e se a areia estiver solta, vai tornar o trajeto mais difícil”, disse Eustáquio.

A proposta é que as pessoas façam essa caminhada o ano todo
A proposta é que as pessoas façam essa caminhada o ano todo

No entanto, ele afirmou que o presente aos andarilhos fica por conta do terceiro dia de caminhada. “No sábado o trajeto de Setiba até Meaípe é quando, desfrutam de um visual ainda mais belo, o que encanta os andarilhos”, disse Palhares.

Ele ressaltou que a proposta é que as pessoas façam essa caminhada o ano todo, independente de completar todo o percurso de uma só vez.

O diretor da Abapa, que é um dos fundadores dos “Passos de Anchieta”, comentou que esse ano já observou a chegada de mais andarilhos, devido à canonização do padre Anchieta. No entanto ressaltou que os andarilhos já o consideravam santo.

Missa marcou primeiro dia da caminhada dos Passos de Anchieta

Nesta quinta-feira (19) os andarilhos se concentraram em frente à catedral em Vitória, e participaram de uma missa, em homenagem a São José de Anchieta, que foi canonizado pela igreja católica em abril. Em anos anteriores, os andarilhos recebiam apenas a benção do padre e seguiam para caminhada dos “Passos de Anchieta”. Porém esse ano, devido à canonização de São José de Anchieta, foi celebrada a missa, e só após o encerramento, os andarilhos seguiram para a Barra do Jucu em Vila Velha.

Tabela: Percurso diário dos Passos de Anchieta:

2º dia: Sairão da Barra do Jucu às 7h30 e chegam a Setiba, em Guarapari, a partir das 14h perfazendo 28 km.

3º dia: entre Setiba e Meaípe, são percorridos 24 quilômetros ainda em Guarapari.

4º dia: entre Meaípe até Anchieta, na Igreja Matriz do município finalmente os 23 km finais.

Deixe seu comentário