O QUE É MEIO AMBIENTE?

Blá blá blá… blá blá blá… e blá blá blá. Entenderam? Nem eu. Mas é assim que costumamos ouvir e repetir como um mantra certos conceitos que parecem não sair da teoria ou comumente são cercados por aplicações simplistas como: plantar uma árvore, cuidar da capivara, regar uma flor ou não pisar na formiga – Parece que meio ambiente se resume à fauna e à flora e ponto final.

E o Bicho Homem? Bom… como só ele pensa (ao menos parece…) é claro que as regras lhes são favoráveis. É justamente neste ponto que fica o calcanhar de Aquiles de nossa consciência verde – que para deixar de ser vulnerável precisa de uma verdadeira Educação Ambiental – não aquela que só te ensina a jogar lixo no lixo, mas aquela outra educação intrínseca que te ensina o verdadeiro valor dos recursos naturais e como devem ser usados, se possível reciclados, reflorestados e que ao serem transformados em coisas úteis contribuem para o equilíbrio do MEIO em que vivemos.

Nossa relação com o meio ambiente geralmente é passiva ou fantasiosa. O que adianta comprar uma calça feita com lona de caminhão e uma sandália de aparas de pneu se em 99% dos casos no dia a dia desperdiçamos a água, ouro líquido em muitos países e tudo indica que em 2025, no Brasil também?

Cada indivíduo precisa compreender que é parte integrante do ambiente e, através de suas ações, é agente transformador do mesmo – Se apenas isso for entendido, tudo em volta muda.

EMPRESAS x MEIO AMBIENTE

A palavra meio ambiente virou conta no rosário de muitas empresas que nem sequer sabem o rigor e o valor da catequese. Em muitos casos fazem suas próprias cartilhas e são figurinhas carimbadas de fim de ano com aqueles brindes que impressionam – Pen Drive de madeira, lápis com lascas de cipó, papel pintado que se finge de reciclado (rsrsrs) e por aí vai. Em casos mais dramáticos, para não dizer cômicos, se leem naquelas abas dos sites a tal MISSÃO, VISÃO, VALORES E RESPONSABILIDADE AMBIENTAL, em muitíssimos deles idênticos aos da apostila de alguma faculdade – quem lê e vê de longe parecem PURAS, SANTAS E GLAMOUROSAS.

MEIO AMBIENTE É PRÁTICA (Sem aquele blá blá blá homérico dos Dicionários)

Na categoria de Empresas Responsáveis e Práticas com o meio ambiente, aqui em Guarapari temos o FLAMBOYANT – Hotel & Convention. A fotografia abaixo não deixa dúvidas desse compromisso. Com diferença de 25 anos entre uma e outra, a aridez se transformou em puro verde com várias espécies de árvores: jequitibá branco, jacarandá, loro camará, ipês, bromélias, orquídeas, peroba, boleiras; etc. A beleza de aves e pequenos mamíferos também pode ser observada.

FLAMBOYANT - HOTEL & CONVENTION - Guarapari - ES (Ao Fundo -  Parque Aquático Acquamania)
FLAMBOYANT – HOTEL & CONVENTION – Guarapari – ES (Ao Fundo – Parque Aquático Acquamania)

O mais incrível disso tudo é ver nascer nesta infraestrutura de Lazer, uma iniciativa que se propõe a transformar o SER HUMANO, fazendo-o mais consciente de suas atitudes. Recém inaugurado, o ECOPARK FLAMBOYANT abrange Trilha Ecológica com 3 níveis de dificuldades, Lago / 50.000 m2, Horta / 600m2 e um viveiro onde são produzidas mudas de espécies frutíferas, nativas e flores.

LANÇAMENTO DO ECOPARK FLAMBOYANT
LANÇAMENTO DO ECOPARK FLAMBOYANT

A Iniciativa vai ainda mais longe e abriga Projeto voltado para escolas cujo objetivo é auxiliar na aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades sensoriais e motoras, por meio de técnicas lúdico-pedagógicas em contato com a natureza, auxiliando na interdisciplinaridade escolar.

Elogiado em Workshop ministrado pela Coordenadora do projeto Ranielle Almeida Fraga, Bióloga e Consultora Ambiental – o ECOPARK tornou-se um aliado para Professores e Alunos que, imergidos na vivência, observam fenômenos ecológicos, físico-químicos e geográficos, através da experimentação e simulação de eventos naturais, desenvolvidos em ambientes estruturados em consonância com o conteúdo didático teórico.

WORKSHOP ECOPARK FLAMBOYANT
WORKSHOP ECOPARK FLAMBOYANT

Ranielle Almeida Fraga, Bióloga e Consultora Ambiental
Ranielle Almeida Fraga, Bióloga e Consultora Ambiental

O ECOPARK FLAMBOYANT já faz parte das atividades da Recreação do Hotel, o que nos revela o resultado de uma equação interessante: CUIDAR DA NATUREZA TAMBÉM DÁ LUCRO. Evidente, claro… quando pensamos em ações efetivas e não apenas marqueteiras.

HORTA ECOPARK FLAMBOYANT
HORTA ECOPARK FLAMBOYANT
HORTA ECOPARK FLAMBOYANT
HORTA ECOPARK FLAMBOYANT

É certo que se o Barão de Verulam, o filósofo Francis Bacon, pronunciasse hoje sua frase: “Só se pode vencer a natureza obedecendo-lhe”, seria advertido pela sabedoria do tempo – “A NATUREZA NÃO PRECISA SER VENCIDA, PRECISA DE ALIADOS”.

Quer conhecer mais o Ecopark Flamboyant?
Acesse: http://www.hotelflamboyant.com.br/index.php/hotel/galeria-ecopark

Deixe seu comentário