O corte de uma árvore sempre chama a atenção e, na maioria das vezes, causa revolta. Em alguns casos, as árvores precisam ser cortadas porque estão causando danos às estruturas das casas, como foi o caso de uma árvore enorme derrubada em Perocão há alguns meses.

Em outros casos, a população não consegue entender o corte. São árvores que fazem sombra e ajudam a diminuir os efeitos do sol forte. Duas semanas atrás uma leitora do Portal 27 nos mandou fotos do corte de árvores no Bairro Santa Mônica. Verificamos também a supressão das árvores que circundam o cemitério do Centro da cidade.

As árvores que circundam o cemitério foram cortadas por estarem pondo em risco pedestres. Foto: João Thomazzelli/Portal 27
As árvores que circundam o cemitério foram cortadas por estarem pondo em risco pedestres. Foto: João Thomazzelli/Portal 27

Sobre o cemitério, a prefeitura informou que a Secretaria de Obras recebeu solicitações por conta de galhos secos e podres que estariam caindo e ameaçando os transeuntes. Realizou-se então o corte destes galhos e também a poda no local.

Para esclarecer os critérios usados pela Prefeitura de Guarapari para efetuar os cortes de árvores no município, procuramos a assessoria de comunicação para saber como o morador deve proceder para pedir o corte de uma árvore e como evitar que ele ocorra, caso os moradores sejam contra.

Uma leitora do Portal 27 flagrou corte de árvores em Santa Mônica.
Uma leitora do Portal 27 flagrou corte de árvores em Santa Mônica.

Critérios para autorização do corte de uma árvore

– Apresentar risco eminente de queda. Será comprovado através de Laudo Técnico da Defesa Civil;

– Apresentar risco à estrutura do imóvel ou muro;

– Dificultar ou impedir o livre trânsito de pedestres e cadeirantes no passeio, principalmente, se a árvore for exótica (proveniente de fora da flora original local) e com raízes expostas (exemplo: castanheiras, oitis, figueiras);

– Caso a árvore esteja comprovadamente morta, doente ou apresente vetores;

– Apresentar entupimento da rede de esgoto ou água pluvial.

– Ocorrências próximas à rede elétrica se faz necessário informar à EDP-ESCELSA para intervenção da empresa.

 

Para evitar o corte de uma árvore

Caso não se encaixe nesses critérios, ou haja algum outro questionamento, qualquer contribuinte poderá entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente (27) 3362-9423.