A escolha dos gabinetes para a próxima legislatura, que tem início em fevereiro, foi a pauta de encontro realizado na manhã desta segunda-feira (12), na Presidência da Assembleia Legislativa. O presidente da Casa, deputado Theodorico Ferraço (DEM), convidou os parlamentares eleitos em outubro para que entrassem em acordo quanto à distribuição dos gabinetes, já que alguns já tinham conversado entre eles quanto à nova ocupação das salas.
Os deputados reeleitos e suas respectivas equipes continuarão ocupando as mesmas salas que já ocupam na torre legislativa. Já os 16 novos deputados ocuparão os gabinetes dos parlamentares que deixam a Casa no final do mês. Para que a distribuição fosse feita de forma mais democrática, os presentes à reunião decidiram realizar um sorteio. Ferraço solicitou que os parlamentares comuniquem oficialmente à Direção Geral da Casa se houver alguma permuta entre eles. O presidente informou ainda que será realizado um curso nos próximos dias 21 e 22 para os novos deputados e suas equipes se inteirarem sobre o funcionamento da Casa.
Assembleia
Para que a distribuição fosse feita de forma mais democrática, os presentes à reunião decidiram realizar um sorteio.
O novo deputado Sérgio Majeski (PSDB) pediu que a Mesa Diretora solicite aos atuais parlamentares que desocupem os gabinetes. Ferraço informou que será publicado um ato com o prazo para que os deputados que não continuarão na próxima legislatura e suas equipes saiam das salas. O prazo provavelmente vai até 31 de janeiro, já que os novos parlamentares tomarão posse no dia 1º de fevereiro. O ex-prefeito de Guarapari e deputado eleito Edson Magalhães (DEM), ficou com o gabinete nº 202.
EdsonOficial
Deputado Edson Magalhães (DEM), ficou com o gabinete 202.

 

Carros. Durante a reunião, o diretor-geral da Casa, Paulo Marcos Lemos, informou que chegará a Casa uma nova frota para atender aos 30 parlamentares. Serão alugados carros Renault Fluence por R$ 2 mil mensais cada. Segundo Lemos, a nova contratação não gerará custos adicionais à Casa. Os carros serão entreguem no próximo dia 1º. O número exato de veículos a serem alugados ainda não foi divulgado, já que os deputados que não quiserem fazer uso dos carros ainda devem comunicar à Direção Geral.

Sessão ordinária noturna
O deputado Dr. Hércules (PMDB) aproveitou o encontro para divulgar seu projeto de resolução (PR) para alterar o horário da sessão ordinária realizada às segundas-feiras.  O PR 15/2014 altera o Regimento Interno da Casa, fixando para as 19 horas o início da sessão, que atualmente é às 15 horas. O parlamentar explicou que a alteração vai privilegiar a participação social, já que o horário atual coincide com o horário de expediente.

Orçamento
Ferraço também aproveitou o encontro para informar que se reunirá na tarde desta segunda-feira (12) com o governador Paulo Hartung (PMDB) para discutir sobre a votação do orçamento para 2015. “Só depois dessa reunião vou ter condições de anunciar se o orçamento será votado nesta ou na próxima legislatura”, explicou. De acordo com o presidente da Casa, Hartung deve sugerir uma data para votação da matéria orçamentária. Ferraço, então, convocará os deputados para uma sessão extraordinária para que eles votem a data sugerida pelo governador.

Veja como fica a nova composição dos gabinetes:
201 – Rafael Favatto (PEN)
202 – Edson Magalhães (DEM)
203 – Padre Honório (PT)
204 – Bruno Lamas (PSB)
302 – Enivaldo dos Anjos (PSD)
303 – Almir Vieira (PRP)
304 – Theodorico Ferraço (DEM)
306 – Erick Musso (PP)
401 – Gilsinho Lopes (PR)
402 – Sandro Locutor (PPS)
403 – Dr. Hércules (PMDB)
406 – Gildevan Fernandes (PV)
502 – Da Vitória (PDT)
503 – Marcos Bruno (PRTB)
504 – Euclério Sampaio (PDT)
505 – Marcelo Santos (PMDB)
601 – Janete de Sá (PMN)
602 – Sérgio Majeski (PSDB)
603 – Marcos Mansur (PSDB)
604 – Freitas (PSB)
701 – Luzia Toledo (PMDB)
702 – Nunes (PT)
703 – Raquel Lessa (SDD)
704 – Guerino Zanon (PMDB)
801 – Dary Pagung (PRP)
802 – Eliana Dadalto (PTC)
803 – Amaro Neto (PPS)
804 – Hudson Leal (PRP)
805 – Rodrigo Coelho (PT)
806 – Cacau Lorenzoni (PP)

Fonte: Titina Cardoso/Web Ales