Quem circula pelas ruas do Centro e de Muquiçaba já deve ter notado a presença de pessoas com coletes da Secretaria Municipal de Postura e Trânsito (Septran). São os agentes de trânsito e transporte contratados pela prefeitura fiscalizar o tráfego da cidade.

Segundo a administração municipal, 10 agentes estão atuando nas vias desde a última quarta-feira (17). Deste total, quatro são antigos e seis foram efetivados após participarem do concurso público realizado em 2015 e responderam ao chamamento do ano passado. Eles devem cumprir uma carga horária de 40 horas semanais e realizar plantões conforme a necessidade do município.

Dez agentes de trânsito começaram a fiscalizar o tráfego na cidade desde a última quarta-feira (17).

Além da fiscalizar o trânsito, os agentes também vão atuar orientando os motoristas e controlando o cumprimento do horário do transporte coletivo na cidade. “As atribuições abrangem tanto a fiscalização de trânsito, aplicação de autos de infração de trânsito a condutores infratores, quanto a fiscalização de transportes, que engloba o transporte coletivo, táxi, entre outros. Também atuam no controle de tráfego, auxílio a pedestres e ciclistas, dentre outras atividades correlatas.

A atuação desses agentes irá contribuir, por exemplo, no disciplinamento dos condutores e pedestres e orientação a turistas. No momento, os agentes estão em fase de aperfeiçoamento, fazendo, principalmente, trabalho educativo”, diz a nota da prefeitura.

O município também explicou que as multas só poderão ser aplicadas pelos agentes em situações de flagrante. “A notificações multas dos agentes de trânsito do município apenas serão lavradas mediante flagrante de delito”, finaliza a nota da administração municipal.

Comments are closed.