Se concorrer à reeleição este ano, Edson Magalhães (PSDB) estará disputando o seu quarto mandato como prefeito de Guarapari.  Se contar só os mandatos de prefeito e esquecer os dois anos (2014-2016) em que foi deputado, antes de abandonar a Assembleia para ser prefeito novamente, ele tem praticamente 10 anos como prefeito.

2004. Vamos explicar. Edson Magalhães apareceu para o mundo político de Guarapari em 2004 como vice do ex-prefeito Antônio Gottardo. Em setembro de 2006 Edson assumiu o comando da prefeitura com o afastamento de seu Antônio, pedido pela justiça.

Edson Magalhães apareceu para o mundo político de Guarapari em 2004 como vice do ex-prefeito Antônio Gottardo.

Asfaltamentos. Durante quase dois anos, de 12 de setembro de 2006 a 5 de junho de 2008, Edson foi o prefeito interino da cidade e literalmente “pavimentou” seu caminho para uma candidatura em 2008. Os asfaltamentos nos bairros carentes foram a marca registrada de seu mandato no lugar de seu Antônio, e mesmo sem uma história política em Guarapari, Edson conseguiu se eleger prefeito em 2008.

Segundo mandato. Essa gestão de Edson de 2009 a 2012 é considerada um segundo mandato, sendo que o primeiro mandato, de acordo com a justiça eleitoral, é o período de 1 ano e 9 meses à frente da prefeitura durante o afastamento de seu Antônio.

Barrado. Por isso ele foi barrado na eleição de 2012. Edson quis disputar o que achava ser o segundo mandato (reeleição em 2012), mas a justiça entendeu que na verdade era o terceiro mandato, pois já havia tido um primeiro mandato no período em que substituiu Seu Antônio (Setembro de 2006 a junho de 2008).

Perdeu por 7 x 0. Tentando disputar o que ele achava ser sua reeleição em 2012. Edson recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no Espirito Santo, onde perdeu por 3 votos a 2. Depois ele insistiu e recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde perdeu por unanimidade. Levou de 7 votos a 0.

Em 2012 Edson recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde perdeu por unanimidade. Levou de 7 votos a 0.

Terceiro mandato. Sem ter a quem recorrer e com novas eleições determinadas pela justiça, Edson apoiou o empresário Orly Gomes que venceu a eleição extemporânea de 2013 e governou até 2016. Como Orly não quis disputar a reeleição de 2016, Edson largou o mandato de deputado estadual e foi eleito para o seu terceiro mandato de prefeito em Guarapari em 2016, vencendo com uma diferença de apenas 154 votos contra Carlos Von.

Quarto mandato. Sendo assim, conforme falamos no começo deste texto, se disputar a reeleição nas eleições deste ano, Edson estará disputando aquele que pode ser o seu quarto mandato como prefeito. Como falamos, somando todos os anos à frente da prefeitura, Edson já tem quase 10 anos como prefeito de Guarapari. Se for reeleito neste ano, contando os dois anos de deputado, Edson Magalhães pode chegar aos 16 anos de poder na Cidade Saúde.

 

*Nota da redação:  alguns analistas também contam os 4 anos de mandato de Orly como uma fase de poder de Edson, já que o secretariado era praticamente o mesmo da época do ex-prefeito Edson, com algumas pequenas mudanças. Ou seja, mesmo sem ser prefeito, Edson teve sua digital na gestão do empresário Orly Gomes. Sendo assim, não seriam 16 anos de poder. Mas sim, 20 anos de poder em Guarapari.