Com o objetivo de conscientizar seus funcionários sobre a prevenção ao câncer de próstata e outros temas da sexualidade masculina, a Viação Lorenzutti, empresa de ônibus que atua em Guarapari aproveitou a campanha do Novembro Azul e reuniu seus funcionários para uma palestra.

Médico dr Gláucio Oliveira e a Núbia Lorenzutti durante palestra sobre conscientização do Novembro Azul na Viação Lorenzutti.

A empresa convidou o médico urologista, Dr Gláucio de Oliveira, para falar sobre diversos assuntos em dois horários distintos para que o maior número de colaboradores pudesse participar. Só para se ter uma ideia, a viação conta com 340 funcionários e desses 309 são do sexo masculino. A palestra aconteceu na sede da empresa, na última quarta-feira (13).

Segundo a empresária, Núbia Lorenzutti,  a campanha é feita todos os anos com cartazes e divulgação interna, mas esse ano eles resolveram aderir a uma palestra.

“Esse ano nós tivemos a iniciativa de fazer uma palestra, pois o bem-estar dos nossos funcionários é o bem-estar da empresa no geral, da família deles também. O câncer não é algo agradável de jeito nenhum, é difícil de encarar. O interessante é prevenir e detectar o quanto antes”, disse Núbia.

Ressaltou ainda que também serão distribuídos 15.000 folderes nos ônibus para os passageiros e clientes da empresa com o intuito de ampliar a divulgação.

 “Os folderes serão distribuídos dentro dos ônibus para conscientizar não só os funcionários, mas também os familiares, os homens na família que podem ser multiplicadores e conscientizar os nossos passageiros também”.

 

 

Fazer o exame de prevenção ao câncer de próstata ainda é tabu

Segundo o médico, Gláucio de Oliveira, o grande desafio é quebrar o tabu e os preconceitos que ainda existe na sociedade com relação aos exames masculinos.

“Há ainda um certo preconceito e hoje em dia a gente já detectou que o preconceito está na descoberta do problema. Quanto mais rápido conseguir descobrir melhor é a resolutibilidade”, disse o médico.

O urologista abordou durante sua palestra assuntos como: saúde masculina, detalhes da sexualidade masculina, sobre o exame de próstata, a importância do exame de próstata e alguns detalhes sobre fertilidade, vasectomia, e outros.

“Essa iniciativa da Lorenzutti aqui em Guarapari, ela foi, no meu ponto de vista, espetacular. A Núbia fez o convite através da assessoria dela de imprensa, o Ronaldo, e eu prontamente aceitei porque é uma coisa que realmente promove a saúde da empresa. Eu acredito que a sociedade tem a ganhar, a própria empresa tem a ganhar e os funcionários, principalmente”, disse o médico.

Márcio Aurélio Ferreira Gomes, 45 anos, é motorista há 15 anos e apoiou a iniciativa.

O motorista de ônibus, Márcio Aurélio Ferreira Gomes, 45 anos, que trabalha na empresa há 15 anos, gostou da iniciativa e deixou dicas para os demais colegas .

“O homem tem essa dificuldade de poder ter essa atitude de se cuidar, e a motivação é muito boa. Na realidade não é ter medo, muitas das vezes é o constrangimento que a gente passa, no caso. É vencer o tabu, esse constrangimento, pois nossas esposas todos os anos fazem uma ou duas vezes por ano os exames. Isso é a preservação e descreve amor pela família”, disse o Márcio.

Deixe seu comentário