A supressão de parte da vegetação nativa de Mata Atlântica para a construção de um condomínio no Morro da Bacutia, em Nova Guarapari, já gerou muita reclamação de moradores e entidades locais ligadas ao meio ambiente.

Nos dias que se seguiram ao desmatamento do morro, vários episódios de encontro de cobras da espécie jiboia foram registrados na Praia de Peracanga, distante mais de um quilômetro do Morro da Bacutia. O último episódio foi registrado no domingo (6) e foram os próprios moradores da região que levaram a cobra novamente para a mata.

praia-da-bacutia-2016
O condomínio de casas será construído neste morro que fica no final da praia de Bacutia, uma das mais procuradas no verão.

Apesar de não ser venenosa, esta espécie pode machucar os desavisados com uma mordida forte, principalmente se sentir acuada ou ameaçada. O Portal 27 procurou a prefeitura de Guarapari, para saber se o aparecimento destas cobras tem relação com o desmatamento feito para a construção das casas.

JÉSSICA MARTINS
“É possível que tenha ligação, já que nenhuma outra área de mata foi derrubada recentemente. Mas é bom lembrar que antes mesmo, era comum aparecerem animais na região”, afirma Jéssica.

A Secretária Municipal de Meio Ambiente de Guarapari, Jessica Martins, disse que é possível que o aparecimento das cobras em Peracanga, praia ao lado da Bacutia, possa ter ligação com a supressão da vegetação do morro. “É possível que tenha ligação, já que nenhuma outra área de mata foi derrubada recentemente. Mas é bom lembrar que antes mesmo, era comum aparecerem animais na região, já que é uma área de restinga. Com a diminuição da área, isto ficou mais evidente. Mas uma das condicionantes para a liberação do empreendimento era um serviço de plantão para resgatar os animais que eventualmente pudessem aparecer no entorno, até a praia de Guaibura”, destacou a secretária.

Empresa. O Portal 27 entrou em contato com a empresa responsável pela obra, que nos explicou que “o aparecimento de cobras na Praia de Peracanga já acontece há algum tempo. A Pacífico Empreendimentos ressalta ainda que está fazendo um monitoramento constante através de uma empresa ambiental para identificação de qualquer animal no terreno na Praia da Bacutia, onde é localizado. Até agora não houve confirmação de que as cobras que aparecem na área de restinga da Praia de Peracanga sejam do terreno do empreendimento e até o momento nenhum animal foi localizado no local. O empreendimento possui as licenças necessárias para a supressão da vegetação onde será implantado o condomínio”.

A empresa encaminhou ao Portal 27, uma série de informações e números das licenças ambientais municipais e estaduais que possui para fazer a obra.

bacutia
A empresa alega que está fazendo um monitoramento constante através de uma empresa ambiental para identificação de qualquer animal no terreno na Praia da Bacutia, onde é localizado.

Um dos responsáveis pela, Wilson Calmon procurou o Portal 27 e reiterou que todo o processo para a construção no terreno está dentro dos parâmetros ambientais exigidos por lei. “Somos um grupo de amigos que se uniu para construir casas no local. Compramos o terreno há algum tempo e agora temos todos os processos ambientais de forma legal obtidos em todas as instâncias necessárias. Nossa infraestrutura como a coleta de esgoto está aprovada por órgãos como Cesan e ainda temos uma empresa contratada para cuidar da fauna e flora do espaço”, explica Wilson.

Ainda segundo o empresário, parte da vegetação que restou no local e os acessos a Praia dos Padres serão preservados. “Nós faremos uma passarela ao redor do terreno e só teremos acesso à praia pela porta principal do empreendimento. Ainda não temos uma data certa para começar a construir, já que nosso condomínio não será vendido, cada um construirá sua própria casa, e para isso, começaremos a parte de infraestrutura primeiro, com as ligações de esgoto, água encanada, asfalto e meio fio”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!