Há muitos anos o Bairro Perocão recebe, através do rio que desemboca no mar, o esgoto de pelo menos quatro bairros da cidade (veja aqui). Mas há cerca de duas semanas, uma obra realizada por funcionários da Prefeitura de Guarapari acabou com a paciência dos moradores , por causa do descaso e pela falta de respeito com quem vive e trabalha lá e com o meio ambiente.

Para resolver um problema de vazamento de esgoto nas ruas do bairro, uma equipe da prefeitura fez uma ligação na tubulação da rede, que passou a jogar o esgoto in natura diretamente no rio. O cheiro no local é insuportável e os comerciantes já amargam prejuízos.

O esgoto é jogado diretamente na desembocadura do rio. a obra é da prefeitura. Foto: João Thomazelli/Portal 27
O esgoto é jogado diretamente na desembocadura do rio. a obra é da prefeitura. Foto: João Thomazelli/Portal 27

Luciano Queiroz de Aragão é proprietário do Restaurante do Nêm, tradicional restaurante que funciona dentro da Aldeia de Perocão há mais de 30 anos. “Para resolver um problema, eles criaram outro. Como o esgoto estava vazando nas ruas do bairro, ele fizeram uma ligação jogando o esgoto da rede diretamente no mar. No último domingo o cheiro estava tão forte que os clientes chegavam e iam embora porque não dava para comer com o cheiro de esgoto”, lamenta.

No local é possível ver o cano despejando o esgoto continuamente no rio. Basta chegar na rua Antônio dos Passos Loureiro para sentir o cheiro do esgoto. Para quem tem que trabalhar no local, é quase impossível. “Nós ficamos com dor de cabeça o tempo todo. O cheiro é muito ruim. Aqui no cais, onde os barcos atracam, não dá nem para lavar um peixe, porque está nojento”, lamenta um pescador, que além de trabalhar no local, mora próximo ao local de despejo do esgoto.

Morador perdeu a paciência com o descaso e publicou um manifesto na internet.
Morador perdeu a paciência com o descaso e publicou um manifesto na internet.

Renato Ferraz, morador da região, inconformado com a situação do bairro onde cresceu fez um vídeo e desabafou na internet. “Durante muitos anos o nosso bairro vem sendo esquecido, mas ultimamente a situação vem se tornando insustentável! A imagem fala por si… Um paraíso cheio de Bosta! Um Pinicão! É nisso que estão transformando o nosso bairro!”, desabafou.

Confira abaixo um vídeo feito por Renato Ferraz mostrando o esgoto sendo despejado diretamente no rio.

A prefeitura informou que: “Secretaria Municipal de Obras informa que todo o sistema de esgotamento sanitário do bairro está interligado, restando a conclusão da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Perocão/Santa Mônica. Tendo em vista que a ETE não está em funcionamento, foi necessária a utilização de extravasores de esgoto sanitário, que são concebidos nos projetos de sistema de esgoto para escoamento, desviando excedentes de forma que não haja um colapso com fluxo indevido de esgoto para as vias públicas ou para os domicílios, através do retorno.

As obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Perocão/Santa Mônica encontram-se em fase final de conclusão, com previsão de entrega no próximo mês, para operacionalização pela CESAN. Com seu pleno funcionamento o esgoto será direcionado à ETE para seu devido tratamento.