JB Padrão
Banner TOP

Sai ano, entra ano e a situação do esgoto que deságua na praia de Santa Mônica continua em pauta. Uma leitora do Portal 27 procurou nossa redação para denunciar o descaso e abandono da região.

Regina Célia é moradora de Belo Horizonte (MG) e tem uma casa em Santa Mônica há muitos anos. Segundo ela, de uns tempos para cá, Santa Mônica está abandonada. “Desde aquele começo ali da padaria de Santa Mônica, ali eu falo que é uma área nobre e está muito abandonada, as pessoas não cuidam do próprio espaço, mas o pior de tudo não é isso, o pior é o mar que está recebendo todo o esgoto daquela parte ali. Tem acho que quatro pontos de Santa Mônica que estão recebendo esgoto a céu aberto”, afirma Regina que diz já ter tentado de tudo para poder resolver a situação. Ela já até procurou uma vereadora para pedir ajuda, mas não obteve resposta.

Esgoto a céu aberto na praia de Santa Mônica – foto da leitora

Regina disse já ter procurado outros veículos de comunicação que também denunciaram a existência de esgotos que desaguam na Praia de Santa Mônica, mas, segundo ela, nenhuma reportagem surtiu efeito. A administração quando pensa em Guarapari, “só pensa da Praia do Morro para lá, não pensa nas praias do lado de cá né, a praia Santa Mônica está abandonada”, afirmou.

“Infelizmente o povo costuma mandar fotos que dizem eu amo Guarapari, dizendo que a cidade é o quintal da casa delas, mas estamos com um quintal mal olhado, um quintal abandonado, judiado, maltratado, diferente de um quintal de casa, que você organiza, limpa e mantém em perfeito estado para qualquer pessoa que chega poder conviver. A praia de Santa Mônica felizmente não está assim”, desabafa nossa leitora que nos enviou fotos e vídeos do esgoto escorrendo “desde o antigo Ali Babá seguindo em direção ao rio, esgotos a céu aberto na praia”.

Entramos em contato com a Prefeitura Municipal para verificar se há algum projeto em andamento para resolver o problema do esgoto em Santa Mônica e recebemos a seguinte resposta.

“A Secretaria Municipal de Meio Ambiente esclarece que a Santa Mônica e a região norte está contemplada no plano municipal de saneamento, como curto prazo, para início da implantação do saneamento.

Ações de educação ambiental e fiscalização estão sendo realizadas, porém, as ligações clandestinas de esgoto em drenagem pluviais precisam ser sanadas. Para isto, é necessário o apoio da população, muitas vezes reclamantes, mas que mantém as ligações clandestinas.

Lembrando que nos locais onde ainda não há oferta da rede coletora de esgoto, é de RESPONSABILIDADE DO CIDADÃO a adoção de medidas eficazes no tratamento de seu efluente domestico, ou seja, possuir sistema de tratamento convencional (fossa, filtro e sumidouro, sistemas de biodigestores e outros), sendo expressamente proibido a realização de ligações clandestinas e rede e manilhamento sem qualquer tipo de aprovação ou controle ambiental eficiente.

A fiscalização continua trabalhando no programa Se Liga na Rede, além da conscientização”.

Confira outras fotos enviadas por nossos leitores:

Banner Marcelo
Camara Municipal de Guarapari – Participe
Institucional Basic Idiomas

Institucional MAllagutti

14 COMENTÁRIOS

  1. Oi gente,não sou baba ovo de politico,mas quero deixar minha opinião. Estes moradores são um bando de irresponsáveis, jogão esgoto na praia e colocam a culpa no prefeito,a culpa disto sao os próprios moradores q so pensão em destruir,perdão ta gente mas acontece q o povo joga merda na praia ,lixo na rua,entulhos,pega areia na pracinha para construir e deixam buracos enormes botando em risco nossas crianças .por isto eu falo q os responsáveis sao os propios moradores.muito triste.os garis limpa de manhã e a tarde ta cheio de lixo.praia do morro vc tem q dividir a agua com merda.

  2. Vocês esqueceram do Rio perocao que joga toneladas de esgoto todos os dias na praia de St Mônica. Para vocês terem uma ideia o esgoto vem lá do final da Av Paris do bairro Aeroporto, passando pelo Santa Rosa e Jabarai é etc…até chegar no mar. Isso aí é fichinha…

  3. Vocês esqueceram do Rio perocao que joga toneladas de esgoto todos os dias na praia de St Mônica. Para vocês terem uma ideia o esgoto vem lá do final da Av Paris do bairro Aeroporto, passando pelo Santa Rosa e Jabarai é etc…até chegar no mar. Isso aí é fichinha…

  4. Vocês esqueceram do Rio perocao que joga toneladas de esgoto todos os dias na praia de St Mônica. Para vocês terem uma ideia o esgoto vem lá do final da Av Paris do bairro Aeroporto, passando pelo Santa Rosa e Jabarai é etc…até chegar no mar. Isso aí é fichinha…

  5. Sempre jogando a responsabilidade sobre nós ,na minha casa tem fossa toda vez que transborda tenho que arca com uma despesa de 350.00 reais para esgotar indignado com a situação liguei para cesan ,falaram que era responsabilidade da prefeitura entrei em contato resposta não fazemos este tipo de serviço.Resumindo tive que pagar afinal de quem é a responsabilidade? Vamos acorda .

  6. a prefeitura gasta dinheiro com carnaval enquanto as redes de drenagens pluviais recebem esgoto e contaminam rios e praias de Guarapari. Uma vergonha!

  7. Rúbia
    Vc deu a chave da solução:
    Vamos todos os cidadãos de Santa Mônica depositar o IPTU “em juízo”. Essa prefeitura vive do nosso dinheiro. Esse prefeito que está querendo entrar no partido do Bolsonaro (PSL), uma pena para o Bolsonaro se aceita-lo entrar, só quer embelezar as áreas que o convém, principalmente a Praia do Morro, o Centro e uns bairros adjacentes, onde ele tem os seus eleitores. Infelizmente é esse tipo de político que só olha para o proprio umbigo, a população e o meio ambiente que se danem.
    Precisamos de ter homens de conhecimento e de boa vontade para com a nossa Guarapari. Uma Cida praticamente única, no mundo, com praias de areias radioativas que são altamente benéficas para a saúde. Pergunto:
    Um homem igual a esse prefeito tem gabarito pra esse cargo na cidade de Guarapari?
    A resposta é: NUNCA.
    Teríamos que ter administradores iguais a Holanda, Suíça possuem. Pessoas preparadas e dignas para ocuparem esses cargos.
    Triste administração de Guarapari.

  8. Exatamente clovis!!! A população de maneira geral é muito mal educada e ignorante, só sabem falar do poder público, se cada um cuidasse do seu não teria essa imundice toda!!!

  9. Rafael, você está extremamente equivocado. É por isso que o nosso país é atrasado. Ninguém gosta de assumir suas responsabilidades e gostam de ficar empurrando tudo para as costas do poder público. É gente que tem a mesma fala sua que vive fazendo essas merdas.

    Todo mundo sabe que onde não tem rede de esgoto da Cesan, é obrigação do dono da casa ter fossa e fazer o esgotamento dela.

    Devia ter uma pessoa responsável por levar esse bando de porco que joga esgoto na praia e dar um caldo. Fazer o sujeito beber essa agua podre.

  10. Esgoto a céu aberto, na cara de quem quiser ver, animais por toda praia, está totalmente abandonada, infelizmente estamos esquecidos ruas sem asfalto, quando está sol, calor intenso é rua de poeira, quando chove é rua de lama, rua de grandes lagoas, meu IPTU do ano de 2019, já está pago!!! Até quando terei que conviver com está situação, mesmo morando próximo a um vereador nada é feito, mas a rua dele está asfaltada. Fora uma intensa queimada que ficou durante dias um cheiro insuportável de borracha no ar, tenho um filho super alérgico, que faz uso de medicação constante, quero saber até quando terei que conviver com isso???

  11. Isso sem contar com animais com o qual temos que dividir espaço na praia e as construções irregulares que adentram a praia, inclusive em cima das pedras. As autoridades não estão nem aí e a depreciação acaba com o bucolismo do local que, diga-se de passagem, é muito lindo.

  12. Lembrando que antes da responsabilidade do cidadão em tomar as devidas medidas, é dever da administração zelar pela causa da reivindicação, ou seja, é dever da atual gestão tomar vergonha na cara e resolver a situação. Mas como de praxe nessa atual administração, nunca se responsabilizam por nada. Últimos anos de mandato dessas porcarias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here