Banner TOP
JB Padrão
Câmara de Anchieta

Não há dúvidas de que estas eleições mexeram com o sentimento nacional. Difícil dizer que alguém ficou alheio à disputa e até relacionamentos foram rompidos por causa de ideologias e debates que, em alguns casos, despertou o pior do brasileiro. Preconceito, extremismo e outros sentimentos que normalmente ficam restritos aos pensamentos mais obscuros.

Para fazer uma análise e comentar sobre os resultados de ontem, o Portal 27 convidou um time de especialistas. Cada um com conhecimento de longa data sobre o meio político. Confira as opiniões deles:

Marcelo Paranhos – jornalista, marqueteiro e professor universitário

“Apesar da aparente renovação na Assembleia Legislativa com a não reeleição de 50% dos deputados estaduais, a mudança não foi consolidada. Quando analisamos a lista de eleitos constatamos que apenas 8 dos 30 deputados nunca ocuparam uma cadeira de deputado Estadual e que dos 8 apenas 4 nunca ocuparam cargos eletivos anteriormente. Entre os novos políticos está o deputado eleito majoritariamente por Guarapari, Carlos Von, adversário político do prefeito de Guarapari Edson Magalhães. Com a eleição, Von se consolida como principal liderança no município, mas é preciso reconhecer que Gedson Merízio, com mais de 13 mil votos, e Wendel Lima, com mais de 10 mil votos, também se posicionaram na cidade”.

Ricardo Rios – advogado e especialista em direito eleitoral

“O recado das urnas país pelo país demonstra o anseio da população por mudanças e o político que não entendeu a mensagem está fadado ao fracasso. Em Guarapari não foi diferente, pois, se analisarmos os votos obtidos pelo candidato do prefeito e os votos dos dois mais votados da cidade, veremos o mesmo desenho de vontade expresso no restante do país. Independente de cor partidária e de propostas, o povo deseja mesmo é mudança comportamental na política. O que os candidatos devem se atentar é quanto ao novo momento de comunicação em que vivemos. Uma decisão tomada ao apagar das luzes em Brasília vai chegar à palma da mão de todos os brasileiros rapidamente através das redes sociais. Então, senhores e senhoras agentes políticos, administrem seus mandatos com destreza, zelo, eficiência e respeito ao dinheiro público e aos mandatários, já que esses não são mais alienados quanto à informação”.

Wilcler Carvalho Lopes – Jornalista e editor do Portal 27

“Penso que a eleição em si foi boa para nosso país e para o Estado, principalmente com e renovação total do senado. Em Guarapari vemos um Carlos Von sair finalmente vitorioso de uma eleição. Ele se consolida como liderança política e reequilibra as forças políticas da cidade, mostrando que é uma linha opositora ao prefeito. Gedson mostra que tem força política e que estará sempre entre Von e Edson. Ele pode ser o fiel da balança ao apoiar qualquer um dos dois ou até mesmo ser independente nas próximas disputas. Wendel mostrou que pode ser uma nova liderança com capacidade de alcançar voos mais altos. Para uma primeira eleição, de alguém tão jovem, acredito que ele se saiu bem. Ele se torna um possível nome para uma sucessão de Edson, algo que o prefeito ainda não tinha”.

Seja como for, resta agora esperar pelo segundo turno da eleição presidencial e esperar que, independente do vencedor, que o país possa seguir em frente.

Institucional M Conveniências [banner top]
Institucional Basic Idiomas
Institucional MAllagutti
Banner Marcelo

Câmara Municipal de Guarapari
Padrão

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here