A Festa da Padroeira de Guarapari, Nossa Senhora da Conceição movimentou a Cidade Saúde nos últimos dias reunindo fieis, religiosos e autoridades. O encerramento aconteceu neste sábado (08/12), feriado municipal com programação especial e missa solene.

Houve procissão às 17 horas saindo da Antiga Matriz de Nossa Senhora da Conceição, fundada pelo Padre José de Anchieta e que marca a fundação da cidade. Os fiéis percorreram as ruas do Centro, passando pelas Ruínas, descendo na Praia das Virtudes, Namorados, Castanheiras, do Meio e Areia Preta até o Radium Hotel onde aconteceu a Missa Solene.

O Padre Jesuíta, Bruno Franguelli, do vice-reitor do Santuário São José de Anchieta, foi quem presidiu a Celebração Eucarística. “ Não podemos deixar de dizer que foi São José de Anchieta que fundou Guarapari…e hoje trouxemos a relíquia dele para o altar, para celebrar o dia da Imaculada Conceição”, disse o Padre durante a missa.

Responsável pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, da qual a igreja Matriz está em obras, o pároco Padre Diego Carvalho, ressaltou a importância de valorizar a história do Santo e também das areias monazíticas de Guarapari.

Focado em concluir as obras da matriz no próximo ano, ressaltou. “Eu sempre trago comigo essa frase: o homem pede, Deus ouve e a graça acontece”, concluiu o Padre Diego ressaltando a importância da fé. “Eu sempre bato nesta tecla, a obra é secundária, o meu desejo é reavivar a chama da fé nos corações e fazer a igreja viva que somos nós. Não adianta construir um mega templo, no Centro da Cidade, quando nosso coração é uma igreja em ruínas. Meu maior desejo é que possamos construir essa igreja espiritual”. 

Também participaram da missa, o Padre Hermínio, diáconos Eduardo e Joacir. A missa contou ainda com a presença de autoridades, como o senador eleito, Fabiano Contarato que proferiu a primeira leitura. O major Carlos Palaoro do 10° Batalhão e a Secretária de Meio Ambiente e Agricultura Theresa Christina Barros leitora das preces.

Também estiveram presente o prefeito de Guarapari, Edson Magalhães, o presidente da Câmara Wendel Lima, além de outros secretários.

Poesia para o dia da Padroeira de Guarapari. Poetisa conhecida na cidade, dona Nilcy Conde, escreveu uma poesia especialmente para o Dia de Nossa Senhora da Conceição e Padroeira de Guarapari.

“…Mãe de Jesus com humildade, Senhora obediente a Deus, porém cheia de paz e caridade. Dia 8 de dezembro em Guarapari, o povo respeita essa data memorável. Mãe peça a Jesus por nós. Nossa Senhora da Conceição muita paz, amor e oração. Abençoai o povo de Guarapari, trazendo paz e harmonia no coração”, Nilcy Conde.

Ação entre amigos. A Ação Entre Amigos, para arrecadação de fundos para a obra da Igreja, teve o 1° Sorteio onde 4 pessoas foram contempladas. Se você ainda não adquiriu o seu bilhete, aproveite a oportunidade. Irão ocorrer mais dois sorteios incluindo o carro do padre, mais de R$5.000 em dinheiro e prêmios. O bilhete custa apenas R$10. A Banda Prestígio tocou um forró arrasta pé, animando a noite de sábado.

Pastoral da Comunicação (Pascom) – Paróquia Nossa Senhora da Conceição

Deixe seu comentário