O distrito de São Bento de Urânia, no interior de Alfredo Chaves, realiza a 7ª Festa do Inhame nos dias 08 e 09 de junho. Exposições de produtos típicos, shows, concurso do melhor inhame e moda de viola fazem parte da programação.

São Bento de Urânia é considerada o maior produtor do tubérculo no Brasil, segundo o servidor do Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper), Alciro Nazarino, a região tem uma área de 600 hectares e produção anual em torno de 30 mil toneladas. O produto é uma das principais fontes de renda para cerca de 600 famílias do distrito, que complementam ainda com legumes, verduras, uva e vinho. No município, cerca 40 toneladas de inhame são produzidos anualmente em uma área de 800 há.

images (4)
Região tem uma área de 600 hectares e produção anual em torno de 30 mil toneladas

Segundo Antonio Carlos Petri, secretário de Agricultura do município, a festa objetiva a promoção dos produtos e a qualificação dos cultivadores. “Estamos juntos com os produtores, a fim de desenvolver a produção do inhame no município”, disse.

O cultivo na região é familiar e garante um forte indicador na economia dessas famílias. De acordo com Petri, o fruto tem grande aproveitamento, as sobras são reaproveitadas  para alimentação dos  animais e  replante.

images (3)
O cultivo na região é familiar e garante um forte indicador na economia dessas famílias. Receitas com inhame ficam muito gostosas.

Uma semana antes das festividades serão oferecidos aos produtores cursos, oficinas de culinária e palestras sobre cultivos, promovido por profissionais do Incaper, da Secretaria Municipal de Agricultura de Alfredo Chaves e pelo Sebrae, que constantemente acompanham o cultivo com visitas técnicas.

A programação do domingo (08) inclui rifa de uma  moto Honda FAN 0 KM e show com a banda Nova Geração. Durante a festa serão comercializados diversos pratos à base de inhame.

Serviço. São Bento de Urânia fica localizado a 40 Km da sede da cidade. O acesso pode ser pela BR 262, via Victor Hugo, pela ES 383, na altura do quilômetro 71 ou pela BR 101, via sede de Alfredo Chaves. O distrito fica a quase mil metros de altitude e nesse período oferece um clima muito agradável.

 

Programação da Festa

Dia 08/06 – Sábado

15h- Torneio de Bocha

17h- Torneio de Mora

19h- Show de Calouros

20h- Show com a banda Nova Geração

 

Dia 09/06 – Domingo

10h- Celebração com a participação da comunidade de São Geraldo, Domingos Martins

12h- Abertura da Exposição e comercialização de produtos típicos

12h30min- Premiação do Inhame

13h- Moda de viola

16h- Sorteio de uma rifa 0 Km Honda FAN e dois prêmios de R$ 500,00

17h- Show com a banda Nova Geração

Deixe seu comentário