Estimular a expressão de estudantes de ensino médio do Brasil sobre o direito à escola pública de qualidade. Essa é a finalidade da terceira edição do Festival Imagens EMdiálogo, com inscrições abertas até o dia 01º de outubro. O evento é organizado por uma rede de dez universidades federais do país.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente na Internet, por meio do formulário de inscrição presente no Portal EMdiálogo (www.emdialogo.uff.br). O próprio estudante pode fazer a inscrição. O tema escolhido para 2014 é “Uma escola sem muros”. Os vídeos de até cinco minutos podem ser produzidos em diferentes formatos (videoclipe, fotoclipe, videotexto, vídeos, videoarte, ensaios poéticos e outros). O Festival aceita vídeos de ficção, documentário, animação ou experimental.

A terceira edição do festival rompe as fronteiras e abre inscrições para escolas secundárias do Mercosul
A terceira edição do festival rompe as fronteiras e abre inscrições para escolas secundárias do Mercosul

 

A ideia é que os estudantes usem seus próprios equipamentos, como celulares, câmeras digitais, filmadoras, arquivos da web e demais tecnologias.

A lista dos vídeos selecionados será divulgada no dia 10 de outubro. O Imagens EMdiálogo é o primeiro festival da categoria estudantil realizado totalmente online.

Novidade

A terceira edição do festival rompe as fronteiras e abre inscrições para escolas secundárias do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Venezuela) e países associados (Bolívia, Chile, Peru, Colômbia, Equador).

Devido ao sucesso da adesão dos estudantes brasileiros ao projeto, a organização decidiu ampliar a sua abrangência em escala internacional, integrando à rede de diálogo dos estudantes brasileiros aos jovens secundaristas dos países sul-americanos.

Dez vídeos estrangeiros serão selecionados, legendados em português e exibidos na Mostra Internacional do Festival.

Seleção

cineblogUma comissão especializada, composta por cineastas, pesquisadores e artistas, vai selecionar os vídeos que concorrerão ao Prêmio Portal EMdiálogo.  Os principais critérios considerados são: adequação ao tema; originalidade; uso criativo da linguagem audiovisual; contribuições para a reflexão sobre o cotidiano escolar e sobre a vida dos estudantes.

Os prêmios

O Prêmio Portal EMdiálogo será conferido pela comissão de seleção a quatro vídeos. Os ganhadores receberão o Troféu Imagens e medalhas. Dois estudantes representantes de cada equipe viajarão para o Rio de Janeiro com despesas pagas pela organização do festival para receberem o prêmio e apresentarem seus vídeos no I Encontro de jovens produtores de audiovisual – fórum organizado pelo festival, junto ao Observatório Jovem da Universidade Federal Fluminense em parceria com a BemTV. Os estudantes vão participar ainda da gravação de um programa no Canal Saúde da FioCruz e de um passeio turístico pelo Rio de Janeiro.

Também receberá o Troféu Imagens e medalhas a equipe do vídeo que ganhar o Prêmio Web de Crítica Popular. Uma comissão nomeada Jovem Docente será composta por estudantes de licenciatura, participantes de projetos de iniciação à docência (Pibid) das universidades federais parceiras do festival.

Esta comissão irá analisar os melhores comentários, críticas e reflexões publicadas pelo público no espaço de comentários de cada vídeo durante o festival. Dois representantes do vídeo ganhador do prêmio de crítica também viajarão para o Rio de Janeiro com despesas pagas.

Para saber mais detalhes sobre os prêmios, regulamento, dicas e links relacionados, basta acessar o site do festival – www.emdialogo.uff.br/festival/2014.

Deixe seu comentário