Que o esporte faz bem para a saúde todo mundo sabe, mas neste sábado (06) ele vai ajudar a salvar a vida de alguém que ainda nem tem idade para praticá-lo, a pequena Ester Santos Pereira, de 2 anos. Ela está com câncer no rim direito e para contribuir com o tratamento amigos da família vão realizar um torneio de futevôlei a partir das 9h, na arena da Praia do Morro.

O organizador do evento, Guto Fernandes explicou que a menina vai realizar o tratamento pelo SUS, no Hospital Infantil de Vitória. Porém, a família vai gastar com transporte e alimentação e por isso, ele e outros praticantes do esporte decidiram ajudar. “Nós somos muito amigos da família. O pai dela é atleta de futevôlei e o avô foi um dos pioneiros aqui em Guarapari, por isso, conhecemos o histórico da família e a necessidade e estamos ajudando”.

Ester foi diagnosticada com Tumor de Wilms, um tipo de câncer renal que é frequente em crianças de até 4 anos, na última segunda-feira (01). Foto: Divulgação

Segundo ele, as pessoas poderão contribuir participando do livro de ouro em que qualquer valor pode ser doado. Além disso, o evento contará com barracas para venda de comidas e bebidas, bazar e sorteios de brindes com o bilhete no valor de R$ 5,00. “Nesse primeiro momento pretendemos arrecadar R$ 5 mil. Sabemos que isso é só para o começo porque a descoberta está muito recente e ainda não dá para saber o custo do tratamento. Mas sabemos que o gasto com medicação e transporte vai ser alto e não vai ser rápido então vamos fazer outras ações para ajudar a família”, disse Guto.

Ester é filha do jogador de futevôlei Marcelo Vieira, mais conhecido como Geleia. O tio da menina, Sérgio relatou que o tipo de câncer dela é conhecido como Tumor de Wilms, que já atingiu 16 centímetros do rim. O nódulo foi percebido pela mãe durante o banho da criança, que a levou para o Hospital Francisco de Assis (HFA), onde foram realizados alguns exames e a encaminharam para o Infantil. Lá a menina fez mais exames e na última segunda-feira (01) a doença foi diagnosticada.

“O primeiro procedimento vai ser o uso de antibióticos para combater a inflamação. Depois ela será submetida a quimioterapia porque 16 centímetros é muito grande para poder fazer uma cirurgia, corre risco. Então eles vão diminuir o tumor com a quimioterapia até o momento ideal para a cirurgia, que vai retirar um dos rins”, explicou o tio.

Tratamento. Sérgio disse ainda que a doença já deu metástase no pulmão, mas que foi informado pela médica que está cuidando do caso de que a quimioterapia deve reverter o problema. De acordo com ele, Ester vai passar por seis seções de quimioterapia que vão começar na semana que vem. Depois das seções é que será possível marcar a cirurgia. “A família tem que levar ela em Vitória todos os dias para tomar a medicação na veia para conter a inflamação e depois vai ter que ir para a quimioterapia. Então a ação que está sendo organizada pelos nossos amigos vai ajudar com o pedágio e transporte. O pai deixa de ir trabalhar para poder acompanhar a mãe então essa ajuda será bem-vinda”.

Orações. Ele também pediu orações para a sobrinha. “O que a gente mais gostaria é que as pessoas façam orações e uma corrente positiva pela saúde dela”, afirmou Sérgio.

Doações. Além da ação de sábado, também é possível ajudar doando alguma quantia na conta bancária aberta em nome da avó da Ester, Maria Aparecida Vieira dos Santos, especialmente para ajudar no tratamento. O banco é a Caixa Econômica Federal, agência 0881 e conta corrente 7006-0. A operação é 013.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!