No mês em que se comemora o Dia do Inspetor Penitenciário, novas viaturas operacionais irão fortalecer o trabalho realizado pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus). Na manhã de sexta-feira (28), foram entregues 30 veículos modelo Hilux, que serão utilizados nas unidades prisionais do Estado. O investimento total do Governo do Estado foi de R$ 4,2 milhões.

Durante a solenidade de entrega, realizada em Vitória, o governador Renato Casagrande afirmou que a aquisição oferecerá melhores condições de trabalho aos inspetores penitenciários, responsáveis pela escolta de presos. “É um investimento importante dentro do sistema de segurança do Estado, neste caso, para o atendimento a todo o sistema de Justiça do Espírito Santo”, afirmou.

Durante a solenidade de entrega, realizada em Vitória, o governador Renato Casagrande afirmou que a aquisição oferecerá melhores condições de trabalho aos inspetores penitenciários

Para Casagrande, o investimento em novas viaturas, mais preparadas, melhor adaptadas, com maior capacidade de transporte de custodiados, tem o objetivo de atender à demanda hoje existente e garantir um melhor fluxo ao processo do sistema prisional. “Mostramos que uma de nossas prioridades é a segurança pública. Vivemos uma situação de muita necessidade de acompanhamento do sistema prisional pela quantidade de pessoas que estão a mais do que comporta o sistema. Estamos fazendo muitos investimentos, como no sistema eletrônico, na busca de alternativa para ampliar essa capacidade”, lembrou.

Segundo ele, todos esses investimentos na estrutura e a mobilização dos servidores para dar um atendimento mais adequado servem para garantir uma proteção maior à sociedade capixaba. As novas viaturas contam com compartimento alongado e três bancos estofados, permitindo o transporte de um número maior de internos, o que irá incidir em menos viagens, além de gerar economia de combustível, manutenção e diárias.

De acordo com o secretário de Estado da Justiça, Luiz Carlos Cruz, os veículos otimizarão as movimentações realizadas pela Secretaria: “Essas viaturas têm características importantes para o trabalho operacional da Sejus: podem transportar até seis presos, o que irá triplicar a capacidade de transporte existente hoje. Isso otimiza o trabalho desenvolvido, pois vamos aumentar nossa capacidade de apresentação de presos em audiências criminais, ato importante para determinar o cumprimento de pena dos custodiados”.

Foram entregues 30 veículos modelo Hilux, que serão utilizados nas unidades prisionais do Estado.

Cruz ressaltou também que os carros darão mais conforto e segurança para os inspetores penitenciários no transporte de internos para audiências, consultas médicas e outras movimentações.

Além das viaturas, três veículos modelo Spin, com capacidade para sete passageiros, foram entregues às unidades prisionais femininas de Cariacica, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim. A aquisição foi feita por meio de contrato de locação e tem como objetivo atender a eventuais imprevistos de saúde de gestantes e lactantes que cumprem pena nas unidades.

Os carros serão usados para transporte das internas em consultas de pré-natal nos Postos de Saúde, bem como no atendimento médico para os filhos das internas. O objetivo é proporcionar condições dignas, por meio de políticas de reintegração social, para pessoas privadas de liberdade.

Unidades beneficiadas com a entrega de viaturas:

Penitenciária de Segurança Média de Colatina (PSMECOL)

Penitenciária Semiaberta Masculina de Colatina (PSMCOL)

Centro de Triagem de Viana (CTV)

Centro de Detenção Provisória de Colatina (CDPCOL)

Penitenciária Regional de Linhares (PRL)

Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares (CDRL)

Penitenciária Regional de São Mateus (PRSM)

Centro de Detenção Provisória de São Mateus (CDPSM)

Penitenciária Regional de Barra de São Francisco (PRBSF)

Centro de Detenção Provisória de São Domingos do Norte (CDPSDN)

Centro de Detenção Provisória de Aracruz (CDPA)

Penitenciária Regional de Cachoeiro de Itapemirim (PRCI)

Centro Prisional Feminino de Cachoeiro de Itapemirim (CPFCI)

Centro de Detenção Provisória de Cachoeiro de Itapemirim (CDPCI)

Centro de Detenção Provisória de Marataizes (CDPM)

Centro de Detenção Provisória de Guarapari (CDPG)

Penitenciária Semiaberta de Cariacica (PSC)

Centro Prisional Feminino de Cariacica (CPFC)

Centro de Detenção Provisória de Viana 2 (CDPV2)

Centro de Detenção Provisória da Serra (CDPS)

Penitenciária Estadual de Vila Velha 1 (PEVV 1)

Penitenciária Estadual de Vila Velha 2 (PEVV 2)

Penitenciária Estadual de Vila Velha 3 (PEVV 3)

Penitenciária Estadual de Vila Velha 5 (PEVV 5)

Centro de Detenção Provisória de Vila Velha (CDPVV)

Penitenciária Semiaberta de Vila Velha (PSVV)

Penitenciária de Segurança Máxima 2 (PSMA 2)

Penitenciária de Segurança Média 1 (PSME 1)

Penitenciária de Segurança Máxima 1 (PSMA 1)

Casa de Custódia de Vila Velha (CASCUVV)

Deixe seu comentário