Na noite desta terça-feira (12) Guarapari perdeu um pouco de sua solidariedade. Faleceu, aos 78 anos de idade, o Alcy Siqueira, o Alcy do sopão.

Ele faleceu na casa de um dos filhos por volta das 20 horas de ontem, vítima de um enfisema pulmonar. A saúde dele já estava fragilizada há vários meses e ontem o incansável Alcy do Sopão descansou.

Alcy
Alcy faleceu na noite desta terça-feira (12), vítima de um enfisema pulmonar. Foto: Reprodução de entrevista concedida a João Thomazelli/Portal 27

Durante anos Alcy distribuiu à população carente do bairro Lameirão um sopão que matou a fome de muita gente. Muitos dos que procuravam a sopa do Alcy, tinha nela a única fonte de alimento da semana.

Alcy contava com colaboração de várias pessoas para arrecadar alimentos e toda sexta-feira, religiosamente, ele começava a distribuir a sopa ao mais necessitados do bairro.

A ideia da sopa surgiu depois que ele soube que uma vizinha guardava ossos para fazer uma sopa para ele a neta. Na ocasião ele ficou sensibilizado com a situação da mulher e fez uma sopa com o pouco que tinha em casa. Depois disso, a quantidade de sopa foi aumentando e no fim cerca de 20 famílias carentes do bairro estavam devidamente registradas no caderninho dele para receber o alimento toda semana.

Morador do bairro lameirão há várias décadas, este homem sempre teve pouco. Durante muito tempo sobreviveu daquilo que conseguia recolher no aterro sanitário que ficava no bairro. Dali ele tirou o sustento e criou os quatro filhos.

Em setembro de 2015 o Portal 27 fez uma entrevista em vídeo com Alcy. No vídeo ele conta um pouco da história de como começou o sopão. Confira abaixo.

O velório de Alcy vai ser na Igreja Assembleia de Deus do Bairro Lameirão, na avenida principal a partir das 15 horas. O enterro está marcado para as 10 horas desta quinta-feira.

O Portal 27 gostaria de homenagear este homem que, mesmo com tão pouco, matou a fome de muitas famílias carentes que tinham menos do que ele. Vai em paz Seu Alcy.

Deixe seu comentário