A praia da Bacutia, localizada na Enseada Azul, em Guarapari, está na disputa para receber a certificação internacional de turismo denominada Bandeira Azul. A Associação dos Moradores da Enseada Azul (Ameazul), em parceria com a Prefeitura de Guarapari, já ingressou na fase piloto do projeto e tem até 2017 para concluir as adequações e solicitar a certificação.

Praia de Bacutia.Foto João ThomazelliPortal 27
A praia da Bacutia está na briga pela certificação. Foto: João Thomazelli/Portal 27

O Programa Bandeira Azul promove o uso sustentável das áreas costeiras (marinhas e de água doce) através de ações de educação e informação ambiental, qualidade de água e balneabilidade, segurança dos usuários e gestão ambiental. O Programa vem trabalhando para unir o turismo e lazer às questões ambientais a nível local, regional, nacional e internacional.

bandeira azul
A praia será avaliada pelos júris nacional e internacional do Programa e só depois da aprovação deles é que poderá hastear a bandeira azul.

Com o ingresso da praia no Programa – sendo a primeira a representar o Espírito Santo -, o Estado e Guarapari podem ganhar um grande destaque internacional. O presidente da Ameazul, Manoel Gonçalves, fala da importância da certificação: “Vai ser muito importante para o Estado e para o município, pela questão da divulgação, pois vamos entrar em uma rota de turismo internacional. Vamos ter uma praia muito mais organizada, mas muitas melhorias precisam ser feitas. A certificação não é algo fácil de conseguir. E, mesmo depois, tem que manter”.

Manoel Gonçalves
“Vamos entrar em uma rota de turismo internacional”, afirma o presidente da Ameazul, Manoel Gonçalves.

A praia será avaliada pelos júris nacional e internacional do Programa e só depois da aprovação deles é que poderá ter a bandeira azul hasteada. Para conquistar a certificação, o local precisa atender a um conjunto de requisitos de qualidade e sensibilização ambiental, segurança, bem-estar, infraestrutura de apoio e informação.

Para o secretário de Turismo, Adriani Serpa, hastear a bandeira será apenas um detalhe: “Obter a Bandeira Azul é uma grande responsabilidade, que deve ser traduzida em mudança de comportamento e gestão responsável, uma coparticipação de sociedade civil e poderes públicos. Hastear a bandeira é somente o início deste processo de mudança”.

Veja um vídeo com as praias da Enseada Azul.