O projeto Sexualidade na Adolescência, criado pelo o Setor de Educação em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde (Sema) de Guarapari, vai participar da ” 14ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS”que  será realizada em Brasília, entre os dias 12 e 15 de julho, durante 23º Congresso Nacional de Secretárias de Saúde, Diálogos do Cotidiano da Gestão Municipal do SUS.

Da Etapa Estadual, o Projeto dentre outros, foi selecionado pelo Conselhos de Secretarias Municipais do Espirito Santo (COSEMES), para a mostra no âmbito nacional, podendo ainda concorrer as seguintes premiações durante o XXXIII Congresso Nacional de Secretárias de Saúde, Diálogos do Cotidiano da Gestão Municipal do SUS.

O Sexualidade na Adolescência foi desenvolvido em 2016 pela Sema em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) em 15 escolas do município. Ele faz parte do Programa “Saúde e Educação – Uma Parceria Saudável” e tem como meta levar informações atualizadas aos adolescentes sobre sexualidade, infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e gravidez precoce, além de apoiar a escola e a família para que possam cumprir a missão de educar, informar, prevenir e preparar o adolescente para a vida.

Foram usadas estratégias de mobilização para capacitação de pedagogos, diretores, professores e enfermeiros das Estratégias da Família para serem multiplicadores da temática.

No total aconteceram 48 encontros com, teatros e  parodias realizados pelos Agente Comunitário de Saúde, participação de pais, e mais de 5000 alunos do 5º ao 9º ano foram diretamente alcançados onde tiveram a oportunidade de aprender e tirar dúvidas relacionadas a sexualidade na adolescência, gravidez indesejada, e ISTs.

“Como meta e ação da Programação Anual de Saúde de 2016 da Secretaria Municipal de Saúde de Guarapari, o projeto foi utilizado como ferramenta de baixo custo, envolvendo atores fundamentais para a promoção e prevenção da saúde no município”, afirmou a gestora do Setor de Educação em Saúde – Eldriana Ferreira dos Santos

Apresentação em Brasília. O público presente nas salas de apresentação poderá votar na melhor experiência daquela sala, votação web, as orientações serão divulgadas entre os presentes.O resultado da melhor experiência por sala receberá Certificado de Honra ao Mérito

A premiação. Uma experiência por região do País será selecionada como a melhor entre as experiências apresentadas de cada região do País, num total de 5 experiências premiadas, recebendo 10 mil reais cada. A seleção se dará pelo grupo de curadores e será independente da premiação das Rodas de Conversas ou Temáticas. As experiências selecionadas, uma por cada Estado, serão Indicadas para o projeto WebDocs CONASEMS.

Deixe seu comentário

Comments are closed.