Banner TOP
JB Padrão

A agroindústria de Guarapari vai contar com novos produtos. É que a partir de julho será implantado um polo de uvas na região de montanhas da cidade saúde. A informação é da secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Thereza Christina Barros, que relatou que o município adquiriu 12 mil mudas de uva e vai repassá-las para 40 produtores rurais de 16 comunidades cultivarem a fruta.

A uva Ísis é uma das variedades que serão produzidas no polo de uvas do município. Foto: Portal Embrapa

“Nossa Secretaria está com o projeto de produção da uva em parceria com o Incaper (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural). Já demos alguns cursos de capacitação de produtores e eles se interessaram em produzir a cultura da uva. Nosso prefeito já nos autorizou a adquirir essas mudas da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), que são todas certificadas, porque estamos implantando um polo de uvas aqui no nosso município”, disse a secretária.

Segundo ela, o polo de uva será implantando em parceria com o Incaper e serão cultivadas três variedades de uva, Niágara Rosada, que é a uva de mesa, ou seja, consumida como fruta mesmo, e as uvas Ísis e Vitória, usadas para produção de suco e vinho.

Essa produção deve começar a dar resultado a partir do segundo ou terceiro ano após o plantio e a expectativa é que por ano sejam produzidas mais de 200 toneladas de uva na cidade, já que cada pé produz em média 20 quilos da fruta e serão plantadas 12 mil mudas.

Institucional Karla
Institucional Basic Idiomas
Institucional M Conveniências [banner top]
Banner Marcelo
Institucional MAllagutti

Transparência (novo) – 700 x 90
Institucional Flex Motors [banner final]
Padrão

3 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns pela iniciativa da prefeitura de Guarapari temos vários tipos de produtos, opções de comida de beira de praia,mas falta algo mais glamouroso como jantar nas montanhas da cidade,muita gente sobe as montanhas porque aqui não tem essa opção,eu mesmo tenho o sonho de me formar em gastronomia mas eu queria atuar no município,mas aqui é fraco infelizmente,deixo essa sujestão para a secretária de turismo de Guarapari,investir nas montanhas, confesso que não fica pronto da noite pro dia mas plante a semente e aguarde a colheita!

  2. Parabéns a iniciativa da prefeitura de Guarapari,temos vários atrativos turísticos e gastronômicos e se aqui tiver uvas e vinhos de qualidade aí ninguém segura a gente,eu estou testando alguns licores,mas aqui na região não temos a cultura de inverno,vinho, geleia,licor se alguém da prefeitura tiver algum interesse em me contatar podemos formar alguma cooperativa de produtos artesanais,sou confeiteiro e tbm trabalho com massas para cozinha: [email protected]

  3. Excelente notícia, um dia alguém abre a mente destes políticos de guarapari que aqui também tem a necessidade de um parque industrial, pra gerar emprego só o turismo não dá

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here